Home

Dia Mundial do Câncer e sua Conscientização

Em 04/02 acontece o Dia Mundial do Câncer: Conheça essa enfermidade, suas possíveis causas e descubra como apoiar essa causa no Blog da Saúde. Confira!

Saúde e Bem-Estar

31 de Janeiro de 2024

Mãos com a identificação do dia mundial do câncer
A batalha global contra o câncer reúne diversas pessoas ao redor do mundo, em uma iniciativa conjunta para aumentar a conscientização, promover a prevenção e oferecer suporte àqueles que enfrentam essa doença devastadora. 

A data mundial do câncer serve como um lembrete anual da importância de unir esforços na busca por soluções e avanços no combate a essa enfermidade. 

Surgimento da data

A data surgiu em 2005, após uma campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer. O intuito do Dia Mundial do Câncer é mobilizar as pessoas ao redor do mundo, para refletir e desenvolver ações que ajudem e incentivem a prevenção da doença.
 

O que aumenta o risco de uma pessoa ter câncer?

Após anos de estudos, foi comprovado que de 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. Ou seja, fatores de ambientes em modo geral (trabalho, natureza, consumo, social e cultural) e comportamentos que podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. 

Levando todos esses quesitos em conta, os principais fatores de risco são:

●    Tabagismo
●    Maus hábitos alimentares
●    Alcoolismo
●    Hábitos sexuais 
●    Medicamentos
●    Fatores ocupacionais
●    Radiação solar


Fatores de risco imutáveis

Falando sobre fatores de risco, o câncer e outras doenças podem surgir devido a duas situações, que podem ser os riscos imutáveis e os riscos mutáveis. Os fatores imutáveis são fatores que não podemos mudar e por isso, não conseguimos tratar. Os mais comuns são herança familiar, mutações genéticas e idade.
 

Herança familiar

Nesse fator, a família como um todo tem predisposição a desenvolver um câncer. Essa herança familiar acontece após um ou mais familiares possuírem a doença, o que aumenta as chances de uma pessoa desenvolver o câncer.
 

Mutações genéticas

Como o próprio nome já diz, as mutações genéticas são provenientes do nascimento ou geradas por situações do cotidiano, que pode estar ligada à exposição a agentes químicos, etc.
 

Idade

Alguns tipos de câncer podem ser comuns em determinadas idades, como a leucemia linfoide aguda que é comum em crianças, enquanto os outros são mais propícios de acontecer em idosos, já que é um resultado dos fatores de risco que foram acumulados durante a vida.
 

Fatores de risco mutáveis

Inverso dos riscos imutáveis, os fatores mutáveis são os que podemos trabalhar, seja agindo na prevenção ou tratando de outras maneiras. Alguns desses fatores são:
 

Contaminação ambiental

Contaminação pelo ar, solo e água que de algum modo estão infectados com substâncias tóxicas, como gases, radiações e produtos químicos. Esse tipo de fator aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer.
 

Má alimentação

Ter uma alimentação com alto teor de gorduras insaturadas, açúcares e outras substâncias pode influenciar no desenvolvimento de câncer e obesidade, que também é um fator de risco.
 

Doenças infecciosas

Vírus e bactérias estão ligados a alguns tipos de câncer, como o do colo de útero, o de próstata, fígado e sangue. Esses tipos de câncer estão ligados diretamente a HPV, HIV e hepatite B e C.


Tabagismo

O hábito de fumar, seja cigarro, cachimbo, narguilé e outros derivados do tabaco é um dos principais fatores de risco que desencadeiam diversos tipos de câncer.
 

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas ao longo da vida aumenta o risco de desenvolver a doença, já que o álcool prejudica os órgãos internos.
 

Prevenção para Combate ao Câncer

Com intuito de conscientizar, a prevenção do câncer engloba diversas ações, sejam elas online ou presenciais, para que ajude a reduzir o risco da doença na população. E para te ajudar a se prevenir, separamos algumas dicas de como você pode evitar o desenvolvimento do câncer realizando ações básicas, como:
 

Praticar exercícios físicos

Se exercitar é o melhor remédio para a vida. Além de colocar o seu corpo em movimento, irá te ajudar a se prevenir de diversas doenças, já que com as atividades, você evita a obesidade e mantém o seu sistema imunológico ativado, além de ajudar na circulação de todo o sangue no corpo.


Fazer acompanhamento regular com médico

Ir ao médico parece uma tarefa simples, mas carrega muita importância. Ter o hábito de saber como anda a sua saúde pode te ajudar a se prevenir, já que com os exames em dia, é possível saber e até mesmo iniciar tratamentos com antecedência e assim, evitar o desenvolvimento do câncer.  E falando em acompanhamento médico, que tal contar com o melhor plano de saúde para você e sua família? Faça uma cotação agora e tenha acesso aos melhores profissionais e hospitais com a NotreDame Intermédica.
 

Não fumar e evitar bebidas alcoólicas

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros vai te ajudar a se prevenir, já que as substâncias químicas compostas nesses produtos influenciam diretamente na aparição do câncer.
 

Ter uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável, assim como praticar exercícios físicos não irá somente prevenir o aparecimento do câncer, mas irá te ajudar em tudo na sua vida. Aderir a uma dieta rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras e cereais integrais será importante para prevenir diversos tipos de doenças, e manter seu corpo sempre saudável.
 

Conheça os tratamentos

 Além das maneiras de prevenir, descubra os possíveis tratamentos para essa enfermidade, compreenda como o câncer é uma doença complexa e pode exigir diferentes tipos de tratamento dependendo do tipo e estágio da doença. Saiba mais sobre os tratamentos mais comuns e apoie essa causa. 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quero cotar um plano de saúde