Home

Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Saiba mais sobre a semana da prevenção da gravidez na adolescência, mostrando como a ocorrência precoce pode impactar a vida dos jovens de diferentes formas.

Outros

7 de Fevereiro de 2024

Mulher olhando ultrassom do bebê
Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (01/02 a 08/02)


Qual é a importância da prevenção da gravidez na adolescência?

É de extrema importância realizar a prevenção da gravidez na adolescência, já que a gestação precoce pode impactar a vida de jovens de diversas maneiras. Os principais impactos estão relacionados à interrupção da educação, desafios emocionais e financeiros e riscos para a saúde da mãe e do bebê. 

Ao promover ações de prevenção com educação sexual, os adolescentes vão ter acesso a informações sobre métodos contraceptivos e como buscar apoio. Por meio disso, é possível reduzir as taxas de gravidez não planejada, contribuindo para um desenvolvimento saudável durante a adolescência.


Quais as principais formas de prevenção da gravidez na adolescência?

As principais formas de prevenção da gravidez na adolescência envolvem abordagens sobre educação sexual, métodos contraceptivos, apoio psicossocial e apoio dos familiares. Essas formas juntas, promovem responsabilidade e ajudam a reduzir as taxas de gravidez não planejada entre os adolescentes.
 
Família abraçada e sorrindo


Qual a principal causa da gravidez na adolescência?

As causas da gravidez na adolescência estão relacionadas a diversos fatores, como  falta de educação sexual, acesso limitado a contraceptivos, pressões sociais, busca por afeto e falta de supervisão por parte dos pais.

Por isso, informação e acolhimento são pilares fundamentais para auxiliar os adolescentes na prevenção.


Qual a porcentagem de gravidez na adolescência no Brasil 2023?

Com base no relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO), o Brasil é o segundo país com as maiores taxas de gravidez na adolescência. A porcentagem é de 14%, número que diminuiu referente aos anos anteriores. Estima-se que mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano no Brasil. 


Quais são os métodos de prevenção da gravidez?

Os métodos de prevenção da gravidez são: 
●    Uso de preservativo (masculino ou feminino);
●    Pílula anticoncepcional.;
●    Contraceptivos injetáveis e DIU;
●    Anel vaginal e adesivo anticoncepcional;
●    Métodos de fertilidade e monitoramento do ciclo menstrual;
●    Pílula do dia seguinte como método de emergência;
●    Esterilização através de procedimentos cirúrgicos.;

A escolha do método deve levar em consideração as necessidades individuais, saúde e estilo de vida do paciente.


O que é a semana Nacional de Prevenção da gravidez na adolescência?

A semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência é uma iniciativa para conscientizar os jovens sobre prevenção da gravidez nessa fase tão delicada da vida. As ações que fazem parte deste evento acontecem em escolas e lugares com grande aglomerado de adolescentes.

O principal objetivo é disseminar informações importantes e apresentar métodos de contracepção, além de proporcionar um momento de escuta e muita troca entre esse público, usando de uma comunicação que chame sua atenção.
 

Quais são os sintomas de uma gravidez de risco?

Os sintomas relacionados a uma gravidez de risco incluem pressão alta (pré-eclâmpsia), diabetes gestacional, problemas no desenvolvimento fetal, restrição do crescimento fetal, descolamento de placenta, placenta prévia e infecções. 

Caso esteja sentindo algum desses sintomas, procure um médico imediatamente para realizar o diagnóstico e seguir com o tratamento adequado para cada caso.
E para cuidar de você em um momento como esse e em muitos outros mais, que tal contar com um plano de saúde completo como o da NotreDame Intermédica? Faça já a sua cotação!
 

Qual exame detecta gravidez de risco?

Entre os exames mais comuns para avaliar se existe uma gravidez de risco, estão a ultrassonografia, exames de sangue, monitoramento de pressão arterial, teste de estresse fetal e procedimentos para análise genética.

O acompanhamento do pré-natal de forma regular é fundamental para a identificação precoce de uma gravidez de risco.
 

O que fazer numa gravidez de risco adolescente?

No caso de uma gravidez de risco adolescente, é essencial realizar consultas pré-natal de forma regular, mudar o estilo de vida, adotar hábitos saudáveis em todas as áreas, participar de grupos de apoio, ter cuidados redobrados e estar em constante contato com os médicos responsáveis. 

Lembre-se que uma gravidez de risco na adolescência requer cuidados especiais para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quero cotar um plano de saúde