Fio dental: aprenda a utilizar corretamente

Saúde e Bem-Estar -

Geralmente quando o assunto é higiene bucal, é comum focar apenas na escovação dos dentes. Porém, para uma higiene efetiva, os cuidados vão além disso. Com certeza você já ouviu um dentista recomendar o uso de fio dental, mas você sabe por quê ou qual a recomendação de uso? Confira aqui as principais informações sobre o assunto e um passo a passo sobre a utilização correta do fio dental.

pai e filho utilizando fio dental

Benefícios do uso do fio dental

Diferente do que muitos acreditam, não são somente os dentes que precisam de atenção durante a higiene bucal: existe um espaço entre os dentes e a gengiva, o chamado sulco gengival. Nele, é muito fácil resíduos alimentares se acumularem, além de ser um local propício para o desenvolvimento da placa bacteriana. Caso o sulco gengival não seja higienizado corretamente, as bactérias fermentam o conteúdo orgânico, processo que libera um ácido. Este ácido, por sua vez, ataca a integridade da gengiva, causando uma inflamação chamada gengivite.

De acordo com as dentistas especializadas em odontologia preventiva do Grupo NotreDame Intermédica, Jaqueline Ferreira e Lucimeire Yzumida Cará, “a única maneira de eliminarmos esse problema é usando o fio dental, porque é uma região onde as cerdas das escovas não conseguem alcançar”.

Não utilizar o fio dental pode causar mau hálito, cáries, acúmulo de tártaro, gengivite e doenças periodontais.

Regularidade recomendada

A recomendação das especialistas consultadas é que se utilize o fio dental após cada refeição, junto da escovação. Ou seja, três vezes ao dia. Jaqueline e Lucimeire reforçam que uma boa e completa higienização antes de dormir é especialmente importante.

Técnicas de uso

Confira um passo a passo para a utilização correta e eficiente do fio dental:

  • 1 - Você precisará de cerca de 40cm de fio dental para cada limpeza;
  • 2 - Enrole o fio no dedo médio de cada uma das mãos e deixe cerca de 10cm entre eles;
  • 3 - Segure o fio entre os dedos indicador e polegar de cada mão e o passe suavemente entre cada um dos dentes;
  • 4 - Ultrapasse a linha da gengiva, mas tenha cuidado para não ferir o tecido;
  • 5 - Faça movimentos para frente e para trás para retirar o fio;
  • 6 - Use sempre um trecho novo do fio para cada dente - isso evita que os resíduos retirados de um dente sejam depositados no outro.

Conheça nosso plano odontológico individual

Quer um sorriso saudável a um preço que caiba no seu bolso?

O Grupo NotreDame Intermédica oferece a você a oportunidade de contratar nosso plano odontológico individual, que possui uma rede credenciada com mais de 20 mil pontos de atendimento em todo o Brasil?

Contrate agora mesmo, o plano odontológico individual do GNDI.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com a colaboração das dentistas do GNDI Dra. Jaqueline Ferreira e Dra. Lucimeire Yzumida Cará.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde