Síndrome de Tourette

Saúde e Bem-Estar -

A Síndrome de Tourette é uma doença relacionada à saúde mental e neurológica em que acontece um comprometimento psicossocial, causando um impacto na vida dos portadores e familiares: uma variedade de problemas emocionais e de comportamento. Tem início normalmente na infância e adolescência, com características típicas de perturbação de tiques vocais, motores ou, até mesmo, ambos ao mesmo tempo.

Imagem de menino sorrindo com um olho parcialmente fechado

Sintomas

Entre os sintomas descritos estão tiques motores (repetição de gestos obscenos, repetição de movimentos de outras pessoas) e os tiques vocais (repetição de palavras obscenas, repetição ou imitação de ecos de palavras que a própria pessoa acabou de dizer, repetição de palavras ou frases que ouve de outras pessoas).

O Transtorno de Atenção com Hiperatividade (TDAH ) e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) também aparecem como sintomas da doença(2).

Descoberta

A Síndrome de Gilles de la Tourette (ST), como é conhecida hoje em dia, foi descrita primeiramente em 1825 pelo médico francês Jean Marie Itard. Ele relatou, à época, o caso de uma nobre francesa que tinha tiques corporais desde quando tinha sete anos de idade.

A criança emitia sons parecidos com latidos, além de pronunciar obscenidades que a forçaram a viver em reclusão por grande parte da sua vida. Porém, foi somente em 1984 que George Gilles de la Tourette, interno de Charcot no Hospital de la Salpêtrière, descreveu a patologia como “um distúrbio caracterizado por múltiplos tiques, incluindo o uso inapropriado de palavras obscenas e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase de outrem, baseando nos relatos do próprio Itard”. A partir de então, a doença ficou conhecida como Síndrome de Gilles de la Tourette ou Síndrome de Tourette.

Filmes

Muitas vezes, os filmes facilitam a compreensão de determinado assunto de uma forma mais rápida e, dessa forma, podem servir como entretenimento e aprendizado para leigos sobre um assunto.

Há alguns longas-metragens sobre a Síndrome de Tourette que podem ser elucidativos sobre o tema, confira:

O código do amor (1999)

O filme conta a história de Miles Caraday, um pianista de jazz que tem a síndrome de Tourette. Em um clube local ele conhece e se torna amigo do saxofonista Tyrone Pike, que também tem a síndrome, mas aprendeu a disfarçar a condição.

 

O primeiro da classe (2008)

Esse filme é baseado em uma história real e comovente. Conta a história de Brad Cohen, portador da Síndrome de Tourette e que enfrentou os sintomas para realizar o seu sonho de se tornar professor. Cohen passa por uma série de dificuldades durante o longa-metragem, algo que mostra a incompreensão das pessoas em relação às reações da Síndrome de Tourette.

 

Vincent quer ver o mar (2010)

Este filme narra a trajetória de Vincent e sua luta contra a Síndrome de Tourette. Os sintomas começam a piorar quando sua mãe morre e o pai resolve interná-lo. Na instituição, ele conheça uma moça com anorexia e TOC (transtorno obsessivo compulsivo), com quem faz amizade. Com a ajuda de outros internos, ele tentará realizar o último sonho da mãe: uma viagem pela Itália.

 

 

A menina no País das Maravilhas (2009)

O longa conta a história de Phoebe Lichten, interpretada por Elle Fanning), que tem Síndrome de Tourette. Ela tem o sonho de participar da peça Alice No País das Maravilhas, mas sofre rejeição dos colegas. Os pais detectam que essa situação agrava a condição da Tourette, e tentam ajudá-la. Em meio a essas dificuldades, a menina começa a entrar em um mundo de fantasia, em que sonho e realidade se confundem.

 

 

Referências

Organização Mundial da Saúde (OMS) Pedagogia Criativa

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde