Home

Pontos turísticos SP: saiba onde praticar exercícios de graça

Para conseguir viver em harmonia no cotidiano agitado típico de São Paulo, é preciso cuidar da saúde, se alimentar com consciência e praticar atividades físicas. Conheça os melhores parques para se exercitar no GNDI.

Saúde e Bem-Estar

7 de Outubro de 2020

Imagem referência Blog da Saúde NotreDame Intermédica

Pontos turísticos SP: saiba onde praticar exercícios de graça

Saúde e Bem-Estar Atividade Física -

Conheça os pontos turísticos de São Paulo para praticar exercícios

Para viver em harmonia no cotidiano agitado típico de São Paulo, é preciso cuidar da saúde, alimentar-se com consciência e praticar exercícios. Embora seja rodeada por prédios, empresas e trânsito quase sempre caótico - o que pode causar muito estresse aos moradores -, a cidade possui muito parques e áreas feitas para entrar em contato com a natureza, fazer atividades físicas e relaxar.

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Recomendações da OMS

Para a manutenção da saúde física e mental, mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas – de preferência as feitas em casa. Mas, se você preferir se exercitar ao ar livre, deve seguir algumas orientações:

  • Use máscara.
  • Higienize as mãos antes e depois dos exercícios.
  • Mantenha uma distância segura de outras pessoas: de 4 a 5 metros durante caminhadas, 10 em corridas e pelo menos 20 para ciclismo rápido.
  • Não saia de casa para se exercitar caso tenha sintomas como febre, tosse ou falta de ar.
  • Quem não está acostumado com atividades intensas, deve fazer exercícios mais leves para evitar lesões e possíveis idas ao hospital – além de se expor mais ao vírus, essa ação pode impactar ainda mais o sistema de saúde.
Parque Ibirapuera

O “Ibira”, como também é conhecido, é um dos parques favoritos dos paulistanos e parada obrigatória para quem visita a cidade. Com 158 hectares e localizado na Zona Sul, conta com pista de skate, área para andar de patins, ciclofaixas para bicicletas, quadras esportivas e muito espaço para correr ou caminhar. Quando estiver por lá, você ainda pode conhecer alguns dos seus diversos museus – como a OCA, o Museu AfroBrasil, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Planetário Aristóteles Orsini e o Museu da Arte Moderna (MAM) – ou, ainda, parar para fazer um piquenique à beira do lago.

Avenida Paulista

Aos domingos, a Avenida Paulista fica aberta para pedestres – e fechada para carros. Por isso é ideal para correr, caminhar ou andar de bicicleta, skate e patins por toda a extensão da avenida e das ciclofaixas com segurança. Nesses dias é possível, também, visitar os museus com entrada gratuita, como a Casa das Rosas e a Japan House ou, ainda, passear pela feira de artesanatos. A avenida fica localizada no limite entre a Zona Sul e o Centro da cidade.

Parque Villa-Lobos

Com uma ciclovia de 3,5 km separada da pista de corrida e caminhada, o Parque Villa-Lobos, localizado da Zona Oeste, é perfeito para quem gosta de pedalar. O local ainda conta com campo de futebol, quadras, playground e um bosque, além de trilhas para caminhadas. Durantes os passeios é possível parar para um piquenique na área verde ou conhecer a Biblioteca Villa-Lobos, que fica dentro do parque e que disponibiliza acesso à internet para os visitantes, empréstimo de livros, jogos de tabuleiro, entre outros.

Pico do Jaraguá

Também conhecido como o ponto mais alto do município de São Paulo, o Pico do Jaraguá é parada obrigatória para quem ama trilhas bem desafiadoras. Fica localizado no Parque Estadual do Jaraguá, no oeste da Serra da Cantareira, e oferece também quadras poliesportivas, pista de skate, playground e espaço para piquenique. Se você ama estar em contato com a natureza, esse passeio é ideal. Outra curiosidade é que o local apresenta riqueza na fauna e na flora.

Parque do Carmo

Se você ama manobras radicais com skate, o Parque do Carmo é perfeito para você: o local conta com uma pista criada só para isso. Fica em Itaquera, Zona Leste da capital, e também possui campo de futebol, pista para corrida em volta de um lago e playground para as crianças. Você ainda pode visitar o Bosque das Cerejeiras – fique atento ao período de floração – e o Museu de Ecologia.

Parque do Povo

Quem mora ou trabalha no Itaim Bibi, mesmo em meio a tantos prédios e empresas, tem o privilégio de estar próximo do Parque do Povo. O local conta com atividades em grupos como caminhadas e Tai Chi Chuan, além de diversas quadras poliesportivas inclusivas – com marcações especiais para atividade paraolímpicas, campo de futebol, aparelhos de ginástica, trilhas e muito mais. Ainda há um Jardim Sensitivo com ervas e especiarias com aromas, texturas e sabores para provar.

Horto Florestal

Com aparelhos de ginástica, pista de cooper, playground e uma área com mais de 1.740.000 m², o Horto Florestal é uma ótima opção para quem gosta de praticar exercícios em contato com a natureza. Rico na fauna e flora, o parque da Zona Norte conta com lagos e espécies exóticas de plantas e animais.

Praça da Liberdade

O bairro do centro conhecido pela vasta cultura oriental promove também atividades de longevidade. De segunda a sábado, grupos de idosos se reúnem para praticarem Rádio Taissô e o Tai Chi Chuan na Praça da Liberdade, na saída da estação de metrô. Os exercícios acontecem nas primeiras horas da manhã e são caracterizados por movimentos leves que lembram a ginástica laboratorial.

Procurando um plano de saúde em SP?

Para aproveitar o misto de urbanismo e natureza que São Paulo tem a oferecer, é preciso cuidar da saúde – e nada melhor do que um plano de saúde que cabe no bolso e tem unidades de fácil acesso para todos, não é mesmo? O Grupo NotreDame Intermédica oferece uma série de opções para quem mora na maior cidade da América Latina viver com muito bem-estar e saúde.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações dos sites Guia da Semana, Bora.ai, Passeios Baratos em SP, A vida no Centro. – acesso em 16/09/2020

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde