Conheça o Núcleo de Terapias Integradas ABC do Grupo NotreDame Intermédica

Saúde e Bem-Estar -

Localizado em São Bernardo do Campo, o Núcleo de Terapias Integradas ABC é voltado para o tratamento integral de Transtornos do Desenvolvimento Infantil e tem o objetivo de promover diagnósticos precoces e tratamentos mais assertivos. “Compreendemos que nossos pacientes precisam estar prontos para o mundo. Desenvolver a autonomia, saber se posicionar, ser incluídos em outros ambientes. Para isso, é importante esse olhar multiprofissional”, explica Marjorye Gritti Legori, psicóloga responsável pela clínica.

É com este objetivo que a Unidade visa concentrar terapias multidisciplinares para transtornos infantis em um único local para auxiliar crianças entre 2 e 16 anos no “aprendizado para todas as camadas da realidade”, conta a especialista. A Unidade também tem o objetivo de facilitar a procura por centros adequados para o tratamento precoce de crianças antes dos cinco anos de idade.

Foto da fachada da unidade

Atendimento e equipe

O atendimento da Unidade é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos das áreas de psiquiatria infantil, neuropediatria, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Os colaboradores estão treinados para oferecer suporte e realizar diagnóstico precoce de crianças com possível Transtorno de Desenvolvimento Global, Transtorno do Espectro do Autismo, Atraso de Desenvolvimento Neuropsicomotor, entre outros.

O atendimento é focado nas necessidades de cada criança e a avaliação diagnóstica é feita por uma equipe multiprofissional. Assim, o Grupo busca trazer diagnósticos mais assertivos e tratamentos eficazes.

Diagnóstico

Antes de definir a terapia que será aplicada, a equipe multidisciplinar realiza uma análise comportamental para descobrir o máximo possível sobre o paciente. Como cada criança apresenta diferentes limitações, qualidades e desafios, os tratamentos propostos sempre serão personalizados para se adaptarem às particularidades do paciente. “Pensando nesse desenvolvimento, levamos em conta a necessidade de inserir os pais e responsáveis nesse momento. Assim, minimizamos as dificuldades enfrentadas ao longo do caminho que, às vezes, não é curto”, afirma a psicóloga. Todas as linhas de tratamento disponibilizadas pela Unidade têm embasamento em estudos e métodos científicos comprovados.

Público tratado na Unidade

No Núcleo de Terapias Integradas ABC são tratados pacientes dos 2 aos 16 anos que apresentam algum dos transtornos abaixo:

  • TEA – Transtorno do Espectro Autista/Asperger/Síndrome de Rett;
  • TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Paralisia Cerebral;
  • Deficiência Intelectual;
  • Transtornos Invasivos de Desenvolvimento Motor;
  • Síndrome de Down;
  • Transtornos da fala.

Terapias utilizadas

Após a avaliação, o paciente é direcionado para um tipo de terapia que mais se adequa ao quadro de saúde. “Todas as intervenções buscam desenvolver melhores condições para o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares por meio do atendimento humanizado, personalizado, especializado, com base na ciência e na ética”, conta Marjorye. Os tipos de terapias utilizadas são:

Método de Análise do Comportamento Aplicada (ABA, na sigla inglês para Applied Behavior Analysis): consiste em um conjunto de técnicas que derivam da ciência de análise de comportamentos, como comunicação, coordenação motora, habilidades sociais e desempenho acadêmico;

Terapias com PECS: conhecida como “Comunicação por Trocas de Figuras” é um tratamento que utiliza figurinhas para a criança demonstrar para um interlocutor o que ela deseja, criando um meio de comunicação. Essa terapia é utilizada em crianças que apresentam dificuldade na comunicação oral;

TEACHH: “Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Atrasos na Comunicação” é muito mais amplo e aborda uma série de adaptações que influenciam no comportamento geral da criança;

Terapia de Cabine: utilizada para desenvolver ou aperfeiçoar habilidades auditivas;

Terapia de Integração Sensorial: terapia ocupacional que cria estímulos apropriados e é aplicada principalmente em pacientes com autismo, mas pode ser usada em portadores de Síndrome de Down, déficit de atenção ou outras disfunções neurológicas;

Terapia de Psicomotricidade: executada no tratamento de pacientes com doenças neurológicas, como a paralisia cerebral, esquizofrenia e Síndrome de Rett; em bebês prematuros; crianças com dificuldades de aprendizagem, como a dislexia; atraso no desenvolvimento e pessoas com deficiência física;

Musicoterapia: utiliza música em um contexto de tratamento clínico, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar. Pode ser usada em vários transtornos de desenvolvimento;

Thera-Suit: é um método capaz de atender pacientes com desordens neuromotoras.

Estrutura

O núcleo possui diferentes espaços customizados para promover mais conforto, levando em conta as exigências do tratamento e dos pacientes. Algumas salas são específicas para consultas em grupo, que permite socialização; e outras têm estruturas pensadas para um atendimento mais individualizado, que facilita o desenvolvimento de habilidades básicas.

A Unidade conta ainda com consultórios e equipamentos individuais para especialidades como ludoterapia, estimulação sensorial, psicomotricidade, sala de musicoterapia, sala multi atendimento, sala de fisioterapia infantil e Thera-Suit.

Como utilizar a Unidade?

Os agendamentos e atendimentos na Unidade são feitos a partir do encaminhamento de médicos pediatras, neurologistas e psiquiatras, além de outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. “Geralmente, ao conversar com os pais e observar a falta e interação da criança, o médico solicita alguns exames clínicos e encaminha para avaliação multiprofissional, quando observa inconsistência comportamental”, conta a psicóloga.

A Unidade fica localizada na Avenida Índico, 684 – São Bernardo do Campo (ABC paulista), e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde