Conheça 8 mitos e verdades sobre o câncer

Saúde e Bem-Estar -

Cerca de 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer no mundo por ano, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Só de ouvir ou ler a palavra câncer muitas pessoas se assustam. Afinal, ele representa um conjunto de doenças que podem ser letais e que, ainda hoje, provocam muitas dúvidas nas pessoas. Por isto, preparamos este conteúdo para explicar os oito principais mitos e verdades sobre o câncer.

SUMÁRIO

Mitos e verdades sobre o câncer

1. Todo nódulo é um câncer
MITO. Um nódulo pode ser um tumor benigno ou até mesmo uma lesão não tumoral. Se perceber que tem um nódulo, por exemplo, no pescoço ou na mama, procure um médico. Ele irá examinar e solicitar exames para fazer o diagnóstico correto.

2. Se meu pai ou minha mãe tem câncer, eu também terei câncer
MITO. Isto pode acontecer, mas não é regra. O câncer pode ser causado por uma alteração nos genes, que tem como consequência o aparecimento de um tumor maligno. Mas, na grande maioria dos casos de câncer, a alteração genética é adquirida ao longo da vida. Apenas entre 5% e 10% dos casos de câncer são consequências de alterações genéticas hereditárias.

3. O câncer é contagioso
MITO. O câncer não é uma doença contagiosa. Mas, há alguns vírus que podem levar ao desenvolvimento do câncer, como HPV e o da hepatite B, que são contagiosos. Para se proteger destes vírus, é importante tomar as vacinas adequadas e usar preservativo para ter relações sexuais de qualquer tipo – oral, vaginal ou anal. 

4. Exposição ao micro-ondas pode provocar câncer
MITO. Entre os vários boatos sobre os fatores de risco do câncer está a relação com o micro-ondas. Este eletrodoméstico possui uma forma de radiação que não tem capacidade para lesar o DNA das células. Portanto, desde que o micro-ondas seja usado de acordo com as instruções do fabricante, ele não torna o alimento radioativo e não causa risco à saúde.

5. Aquecer alimentos ou colocá-los quentes em recipientes plásticos aumenta o risco de câncer
VERDADE. O INCA (Instituto Nacional de Câncer) recomenda nunca aquecer alimentos em recipientes plásticos e, também, esperar os alimentos esfriarem antes de guardá-los. Isso porque, quando o recipiente plástico é aquecido, ele pode liberar substâncias nocivas com potencial para causar câncer, como a dioxina, o bisfenol. A (BPA) e os ftalatos. Como é difícil ter segurança em relação à presença ou não destas substâncias nos recipientes plásticos, o melhor é transferir os alimentos para vasilhas de vidro ou de porcelana que suportem altas temperaturas.

6. O câncer tem cura
VERDADE. O tratamento é individualizado e cada paciente responde de maneira particular às diferentes terapias. Mas, sim, o câncer pode ser curável. Entretanto, para aumentar as chances de isto acontecer, é necessário que ele seja diagnosticado precocemente e tratado da forma correta.

7. Alimentação pode prevenir o desenvolvimento de câncer
VERDADE. Os hábitos alimentares são importantes para a prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. Uma dieta rica em alimentos saudáveis, como frutas, verduras e cereais integrais, e pobre em alimentos industrializados e bebidas açucaradas, ajuda a prevenir o surgimento da doença.

8. O exercício físico ajuda a prevenir o câncer
VERDADE. A prática regular de exercício físico promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz a produção de radicais livres e fortalece a defesa do organismo, além de ajudar no controle do peso. É recomendado praticar ao menos 30 minutos de exercícios diariamente e limitar os hábitos sedentários, que são fatores de risco do câncer.

Saber quais são os mitos e verdades sobre o câncer é importante para entender como cuidar da saúde da melhor forma. Se estiver preocupado com o risco de câncer, consulte um médico.

Conteúdos relacionados no site da Intermédica

Referências

https://nacoesunidas.org/oms-cancer-mata-88-milhoes-de-pessoas-anualmente-no-mundo/ - acessado em 11/01/2018;
http://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2014/ - acessado em 11/01/2018;
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer/3073/28/ - acessado em 11/01/2018;
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/prevencao-fatores-de-risco/alimentacao/mitos-verdades - acessado em 11/01/2018;
https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/myths - acessado em 11/01/2018;
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cancer/in-depth/cancer-causes/art-20044714 - acessado em 11/01/2018;
https://www.cancer.org.br/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-2/ - acessado em 11/01/2018;
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/risco-genetico-e-cancer/99/6/ - acessado em 11/01/2018.
 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde