Home

Conhecer o histórico familiar de saúde ajuda a prevenir doenças

A prevenção e o diagnóstico precoce de doenças também estão relacionados às informações de saúde de familiares de primeiro grau, como pais, irmãos e avós. Veja como conseguir esses dados.

Saúde e Bem-Estar

11 de Fevereiro de 2022

Conhecer o histórico familiar de saúde ajuda a prevenir doenças

Saúde e Bem-Estar -

Você tem familiar próximo (especialmente de primeiro grau) com alguma doença, como câncer, diabetes ou problemas cardíacos? Isto significa que você tem um risco maior de desenvolvê-las, por isso deve fazer acompanhamento para preveni-las.

Conhecer o histórico familiar de saúde é essencial para evitar doenças ou diagnosticá-las precocemente. Quanto mais cedo elas forem identificadas, mais eficaz será o tratamento. A seguir, saiba mais sobre a importância do histórico de saúde da família e como conseguir essas informações.

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Qual é a importância de conhecer o histórico familiar?

O histórico médico familiar é o registro de informações de saúde de uma pessoa e dos parentes próximos a ela. Ter familiares que apresentam alguma patologia não significa que você também terá, mas sim que as chances de desenvolvê-la aumentam. Isso porque as famílias têm diversos fatores em comum, incluindo os genes e, muitas vezes, o ambiente e o estilo de vida também são bastante similares.

Ao conhecer o histórico familiar do paciente, o médico consegue tomar medidas que ajudam a diminuir o risco e até prevenir possíveis problemas de saúde. Neste sentido, o médico pode recomendar:

  • Exames de rastreamentos mais frequentes – por exemplo, mamografia ou colonoscopia a partir de uma idade mais precoce para mulheres com maior risco de desenvolver determinados tipos de câncer;
  • Exames ou testes regulares – para quem possui familiares próximos com alguma condição, como diabetes e problemas cardíacos;
  • Mudanças de estilo de vida – como a adoção de alimentação saudável, prática de exercício físico e a interrupção do tabagismo.
Quais doenças têm como fator de risco o histórico familiar?

Dentre as patologias que apresentam como fator de risco o histórico de saúde da família estão:

  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Alzheimer;
  • Asma;
  • Colesterol alto;
  • Pressão alta;
  • Distúrbios psiquiátricos;
  • Doenças raras, como fibrose cística, hemofilia e distrofias musculares.
Como descobrir o histórico familiar de problemas de saúde?

Os familiares mais importantes são os pais, irmãos e filhos, portanto eles devem ser ouvidos primeiro. Em seguida, deve-se conversar com avós, tios, sobrinhos e meio-irmãos. Conseguir as informações do histórico de saúde pode não ser fácil, pois algumas pessoas relutam em falar sobre doenças.

Mas é importante começar a conversa e explicar claramente o motivo pelo qual você quer saber. Portanto, questione sobre doenças crônicas e problemas de saúde. As perguntas podem ser as seguintes:

1 - Você tem algum problema de saúde, como doença cardíaca, diabetes, pressão alta, colesterol alto ou qualquer outra condição?

2 - Você teve alguma doença grave, como câncer ou acidente vascular cerebral (AVC)?

3 - Quantos anos você tinha quando cada uma dessas doenças e cada um desses problemas de saúde foi diagnosticado?

Registre a informação – anote tudo o que souber sobre o histórico familiar. Não tente guardar na memória. Escreva as informações sobre as principais condições médicas, causas de morte, idade no diagnóstico da doença etc.

Obtenha registros médicos – documentos de apoio como registros médicos e atestados de óbitos podem ajudar a completar o histórico familiar de saúde. É fundamental manter esta informação atualizada e compartilhá-la com um médico.

No entanto, mesmo que você não conheça todas as informações do histórico de saúde familiar, relate para o médico aquilo que você sabe. Mesmo que incompletos, os dados podem ajudar o profissional a decidir sobre algumas condutas, por exemplo os exames de rastreio iniciais.

Conteúdos relacionados no site da Notredame Intermédica
Referências

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde