Home

Yoga: conheça os benefícios da prática que une posições, meditações e técnicas de respiração

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde dentro das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), há décadas o yoga vem ganhando espaço nas academias, espaços de fisioterapias e até em centros clínicos.

Saúde e Bem-Estar

3 de Novembro de 2020

Imagem referência Blog da Saúde NotreDame Intermédica

Yoga: conheça os benefícios da prática que une posições, meditações e técnicas de respiração

Saúde e Bem-Estar Atividade Física -

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde dentro das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), há décadas o yoga vem ganhando espaço nas academias, espaços de fisioterapias e até em centros clínicos. A atividade, oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017, traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente e é ideal para qualquer condicionamento físico, inclusive para quem tem algumas limitações.

O Grupo NotreDame Intermédica também oferece aulas de yoga sem custos adicionais com o plano NotreLife 50+, para pessoas acima de 49 anos. As atividades são realizadas no Espaço NotreLife 50+, que conta ainda com arteterapia e diversas outras atividades em grupo.

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

O que é yoga?

O yoga significa a união do corpo e da mente por meio de posições, técnicas de respiração e meditações. No sistema yoga, acredita-se que as emoções afetam diretamente o corpo, por exemplo, as dores e tensões nos ombros por causa do estresse ou a dificuldade para respirar quando a ansiedade ""ataca"". Por meio de respirações rítmicas e repetição de mantras - ou palavras e sons -, o yoga induz um estado fisiológico no corpo que é o contrário da reação do estresse. Ou seja, faz-se o caminho inverso utilizando alguns exercícios que começam no corpo e ajudam a acalmar a mente.

As práticas do yoga surgiram na Índia, mas com o tempo tiveram forte influência das filosofias budistas e hinduístas. Com diversas vertentes que vão desde rituais espirituais a exercícios físicos, o yoga pode ser adaptado às demandas e objetivos do público. Mas, para que seja yoga, é preciso haver meditação, respiração e plena consciência corporal durante as sessões.

Benefícios do yoga

Com exercícios de alongamento, equilíbrio e força, além de meditações e respiração consciente, o yoga traz diversos benefícios para o corpo e a mente:

Controla ansiedade: meditação, técnicas de respiração e o ato de se concentrar no presente causam a sensação de bem-estar e relaxamento e ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse.

Força, equilíbrio e flexibilidade: as posições de yoga trabalham o corpo todo de uma vez e, mesmo que pareçam mais tranquilos do que outros tipos de exercícios, exigem muita força, equilíbrio e flexibilidade - habilidades que também vão sendo desenvolvidas gradualmente.

Auxilia no emagrecimento: algumas práticas ajudam a tonificar os músculos; outras, um pouco mais dinâmicas, podem ajudar na queima de calorias. Por controlar a ansiedade, o yoga pode ainda diminuir a compulsão por comida.

Reduz a pressão arterial e ameniza doenças respiratórias: os exercícios de yoga combinados às técnicas de respiração possibilitam a melhora do funcionamento dos pulmões e coração. Isto porque eles ajudam a reduzir a pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

Diminui a insônia: a prática do yoga também estima a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono. Além de beneficiar o sono, esse estado de relaxamento proporciona mais energia no dia seguinte.

Alivia dores no corpo: os alongamentos das sessões de yoga podem ajudar a diminuir dores de tensão e incômodos na coluna e diminuir dores de tensão.

Melhora o ânimo e bom humor: assim como a maioria dos exercícios físicos, o yoga estimula a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar, o que ajuda a manter o bom humor.

Melhora a postura: algumas posições ajudam a ter mais consciência do corpo e corrigir a postura.  

Tipos de Yoga

O yoga pode servir como um ritual espiritual ou uma forma de trabalhar o corpo e a mente em conjunto. Não há contraindicação, mas é preciso entender cada abordagem para escolher o que mais se adequa ao tipo físico, limitações e objetivos.

Hatha: é o mais próximo do yoga clássico e tem o objetivo de atingir a plena consciência de cada ação. É formada por posturas (ou ásanas), alinhamento, permanência, técnicas de respiração, relaxamento e meditação.

Ashtanga Vinyasa: diferentemente de outras práticas, esta é composta por oito ásanas fixos, que se repetem em uma sequência dinâmica. As posturas devem ser executadas em sincronia com a respiração profunda.

Yin: conta com alongamentos por tempo prolongado para trabalhar até os tecidos mais profundos do corpo. Por ter maior permanência nas posturas, aumenta a atenção corporal.

Yoga restaurativo: com foco no relaxamento profundo, esse tipo tem o objetivo de reduzir a ansiedade e o estresse.

Yoga na cadeira: posturas do yoga adaptadas com o auxílio de uma cadeira para quem tem algum tipo de limitação.

Posições

O yoga tem inúmeras posições, variando entre os alongamentos mais simples às complexas poses de equilíbrio e força com os braços. Veja alguns movimentos clássicos que você pode fazer em casa todos os dias para melhorar sua qualidade de vida sem muito esforço:

Cobra: o exercício alonga e fortalece a parte superior das costas. Para realizá-lo, basta deitar de barriga para baixo e apoiar as mãos no chão na altura do peito. Depois, alongue as costas elevando o tronco sem tirar o peito do pé, quadris e barriga do chão. Respire profundamente. 

Cachorro olhando para baixo: esta é uma das posições mais conhecidas e serve como um aquecimento para toda parte posterior do corpo. Ela consiste em formar um triângulo com o corpo ao apoiar mãos e pés no chão e empurrar o quadril em direção ao céu. Depois de respirar nesta posição por alguns segundos, pode finalizar com uma prancha ou apenas levando os pés perto das mãos para um alongamento intenso.

Árvore: calma e concentração são os principais focos dessa posição. Para realizá-la, fique ereto de pé, e junte as omoplatas abrindo o peito. Em seguida, apoie um dos pés na coxa oposta e encontre um ponto de equilíbrio. Respire profundamente por alguns segundos com as palmas das mãos unidas no centro do peito ou acima da cabeça. Inverta os lados e repita.

Referência

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações do Ministério da Saúde, Superinteressante, Ortoponto, Personare e My Yoga - acesso em 23/09/2020.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo conteúdo
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde