Home

Como aliviar o estresse na gravidez

Filhos de mães que passaram por muito estresse na gravidez correm o risco de ter problemas comportamentais. Por isso, é importante saber identificar os primeiros sinais de estresse e adotar alguns procedimentos simples no dia a dia para que você e o seu bebê sejam afetados o mínimo possível.

Saúde e Bem-Estar

7 de Setembro de 2017

Como aliviar o estresse na gravidez

Saúde e Bem-Estar -

Filhos de mães que passaram por muito estresse na gravidez correm o risco de ter problemas comportamentais. Por isso, é importante saber identificar os primeiros sinais de estresse e adotar alguns procedimentos simples no dia a dia para que você e o seu bebê sejam afetados o mínimo possível.

Problemas financeiros, de relacionamento, de trabalho... Durante situações muito estressantes, nosso organismo libera o hormônio cortisol. Se uma grávida estiver passando por um período de estresse, o hormônio pode penetrar na corrente sanguínea e chegar até a placenta. Quando isso acontece, há o perigo da substância influenciar o desenvolvimento emocional do feto.

Como nem sempre é fácil identificar os sinais do estresse, na dúvida, o melhor é procurar a ajuda de um especialista. Ele poderá fazer um diagnóstico preciso, indicar o melhor tratamento ou terapia e dar dicas de como aliviar o estresse na gravidez. Apesar disso, vale a pena prestar atenção a alguns dos sintomas de estresse mais comuns na gravidez: 

  • Dores de cabeça;
  • Dificuldades para dormir;
  • Pulsação acelerada;
  • Pensamentos obsessivos.
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Como aliviar o estresse na gravidez com dicas simples

Muitas pessoas que trabalham em escritórios ou que desenvolvem movimentos específicos com as mãos ou com o corpo podem desenvolver lesões posturais. Um bom exemplo disso é quem passa muitas horas à frente do computador e executa movimentos repetitivos com as mãos e punhos, além de permanecer horas sentado. Algumas lesões posturais são bastante comuns, como:

Lesões por esforços repetitivos (LER) - são distúrbios ou doenças do sistema musculoesquelético que atingem principalmente os membros superiores. São causados, na maioria dos casos, pela repetição de movimentos. Alguns de seus sintomas são dor, formigamento, sensação de peso e fadiga principalmente nos ombros.

Lombalgia - caracterizada por dor na região lombar. Nos casos agudos, é normalmente confundida com um “mau jeito” nas costas. Quando a lombalgia é crônica, o incômodo é menos intenso, mas quase permanente.

Síndrome do impacto do ombro - trata-se da compressão do tendão do músculo do ombro. Causa bastante dor ao levantar ou abaixar o braço.

Como aliviar o estresse na gravidez com dicas simples

É muito difícil manter-se o tempo todo longe dos fatores que causam estresse e evitar que eles afetem você. Entretanto, existem dicas e técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar o estresse durante a gravidez. 

Massagem - é uma das melhores maneiras de relaxamento e uma ótima maneira de aliviar o estresse na gravidez. Há diversas massagens relaxantes adequadas a grávidas, mas consulte um médico antes. Ele poderá indicar o período da gestação liberado para massagens e como o seu parceiro pode te ajudar com isso.

Meditação - pesquisas mostram que a meditação reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Você pode procurar por aulas de meditação, ioga ou mesmo dedicar alguns minutos do seu tempo para praticá-la em casa, pois existem vídeos que ensinam diferentes técnicas de concentração e de controle da respiração. 

Exercícios - trinta minutos de exercícios leves ou moderados por dia, como caminhadas, também ajudam a manter os níveis de cortisol e a ansiedade controlados. Antes de começar sua rotina de treinos, no entanto, é importante consultar um médico ou especialista. 

Alimentação - um outro exemplo simples de como aliviar o estresse na gravidez é a alimentação. Refeições saudáveis, além de ajudar a reduzir os níveis de estresse, mantêm a saúde da mãe e do bebê sob controle.

Descanso - noites mal dormidas e falta de tempo para descansos regulares elevam o nível de estresse e irritabilidade. Por isso, por mais agitada que seja sua rotina, permita-se momentos de descaso. 

Caso não esteja conseguindo controlar a ansiedade e não conheça outras maneiras de aliviar o estresse na gravidez, procure um clínico geral. Ele saberá avaliar o seu caso e, se for necessário, poderá indicar um especialista para prescrever o melhor tratamento para você.

Lembre-se que tomar remédios por conta própria é sempre uma má ideia. Principalmente se você estiver grávida. Só o médico é capaz de indicar os medicamentos mais adequados e que não coloquem o bebê em risco.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde