Home

Bicho geográfico: o que é e como tratar?

Essa condição está associada à contaminação por um parasita, causando coceira e aparecimento de “túneis” na pele que se assemelham a linhas bem finas.

Saúde e Bem-Estar

13 de Dezembro de 2018

Bicho geográfico: o que é e como tratar?

Você Sabia? -

Cientificamente chamado de larva migrans cutânea, o bicho geográfico é uma infecção de pele ocasionada por parasitas que vivem no intestino de cães e gatos e que contaminam a pessoa que entra em contato com resquícios das fezes desses animais.

Geralmente, a infecção ocorre da seguinte forma: os cães e gatos evacuam em terra e areia e liberam os ovos do parasita. Com o solo quente e arenoso, as larvas conseguem se desenvolver e se manter por lá. Quando a pessoa pisa descalça, toca ou tem contato cutâneo com estes locais contaminados, pode contrair a doença.

Esse parasita é um verme longo, cilíndrico e afilado nas extremidades. Ao infectar a pessoa, ele caminha pela área contaminada e deixa marcas por onde passa, como se fossem linhas escuras – exatamente como fazem os cartógrafos (profissionais que desenham mapas). Por isso receberam o nome popular de bicho geográfico.

O bicho geográfico é uma doença simples, que geralmente acomete pés e pernas. Ele não penetra profundamente na pele, mantendo-se apenas na camada superficial.

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Sintomas

O sintoma que melhor caracteriza o bicho geográfico são as linhas aleatórias criadas nas áreas por onde a larva passa. As marcas são finas, semelhantes às de um mapa. Geralmente, esses riscos que se formam coçam e, em alguns casos, podem formar bolhas.

Por coçarem bastante, podem desencadear irritação na pele. É normal que os sintomas apareçam cerca de três dias após a contaminação.

 

Diagnóstico

Os especialistas que podem diagnosticar a doença são: infectologista, dermatologista e clínico geral. O diagnóstico consiste na avaliação dos sintomas na pele e do histórico clínico do paciente – se teve ou não contato com terra ou areia.

 

Tratamento
O tratamento do bicho geográfico pode ser realizado com pomadas específicas e vermífugos. Se coçar muito, basta fazer compressas com gelo para amenizar.

 

Conteúdo relacionado no Portal GNDI
Referências

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/bicho-geografico - acessado em 02/12/2021
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.5.php - acessado em 02/12/2021
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/bicho-geografico-larva-migrans-cutanea/ - acessado em 02/12/2021
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/bicho-geografico - acessado em 02/12/2021
https://brasilescola.uol.com.br/doencas/dermatose.htm - acessado em 02/12/2021

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde