6 alimentos ricos em Vitamina E para acrescentar ao dia a dia

Saúde e Bem-Estar -

A Vitamina E é uma das mais importantes para o ser humano. Afinal, ela é uma das responsáveis por evitar os danos causados pelos radicais livres das células – moléculas instáveis que reagem de forma adversa no organismo – e, consequentemente, previnem problemas como artrite, catarata e esclerose lateral amiotrófica, entre outros.

O consumo adequado de vitamina E, principalmente em pessoas mais velhas, ajuda a melhorar o sistema imune, uma vez que os radicais livres podem prejudicar a resposta normal do organismo a agentes patogênicos. Alguns estudos, por exemplo, sugerem que a vitamina E aumenta resistência a infecções, como, por exemplo, contra o vírus H1N1.

Confira alguns alimentos que são indicados para a alimentação no dia a dia e contêm um alto índice de Vitamina E:

Amêndoa

A amêndoa é rica em fibras, proteínas, gorduras boas, vitamina E, manganês e magnésio. Além disso, contém boa quantidade de cobre, vitamina B2 (riboflavina) e fósforo. Ela também é fonte de ácido fítico, substância que se liga a certos minerais e evita que eles sejam absorvidos. Além disso, as gorduras monoinsaturadas idílicas presentes na amêndoa protegem o coração e ajudam a prevenir ataques cardíacos e complicações cardiovasculares.

Avelã

As avelãs possuem vários benefícios para a saúde por serem ricas em fibras, ferro, fósforo, ácido fólico, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, ajudando a diminuir o colesterol alto, prevenir a anemia, cuidar da saúde óssea e favorecer o metabolismo do fígado. Devido ao seu conteúdo em vitamina E, que é um potente antioxidante, a avelã diminui a inflamação em todo o organismo, diminuindo ainda mais o risco de doenças no coração.

Amendoim

O amendoim é uma leguminosa rica em gorduras boas, como o ômega-3, que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração, trazendo vários benefícios como prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e até de anemia, além de melhorar o humor. O amendoim pode ajudar bastante no combate da anemia porque contém ácido fólico, vitamina que estimula a formação de células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos.

Castanha do Pará

A Castanha do Pará é rica em antioxidantes e outros compostos como o selênio e a vitamina E, os quais ajudam a diminuir o colesterol LDL, também conhecido como mau colesterol, e, consequentemente, a diminuir o risco de doenças como aterosclerose e infarto. Por ser rico em selênio, zinco, vitamina B, ômega-3 e vitamina E, o consumo regular desse fruto favorece a saúde dos cabelos, da pele e das unhas.

Ovo

O ovo é uma excelente fonte de vitaminas A, D, E e B12 que, de maneira geral, fazem bem aos olhos, pele, ossos e memória, respectivamente. A presença das proteínas do ovo também é benéfica para o controle de peso. De acordo com pesquisas, o alimento contribui com a saciedade e ajuda a reduzir a ingestão calórica após o seu consumo.

Abacate

O consumo de abacate, além do benefício de ser rico em Vitamina E, ajuda a reduzir a pressão arterial. Isso acontece devido à presença de potássio no alimento. Esse nutriente ajuda no controle da hipertensão e diversos estudos mostram que ter uma alta ingestão de potássio reduz a pressão arterial, pois auxilia no tônus vascular. Sabe-se que o abacate apresenta três vezes mais potássio do que a banana e esse mineral combate, também, o sódio no organismo, reduzindo a pressão arterial.

Referências

Fonte: UOL VivaBem, Tua Saúde e Natue Life

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde