Grupo NotreDame Intermédica faz balanço de atividades e quer aumentar projeto de Responsabilidade Social em Mogi

Cerca de 800 alunos foram contemplados durante atividades que promovem a Saúde Bucal e o Combate à Obesidade Infantil em escolas municipais

O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) fez um balanço das atividades desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação de Mogi das Cruzes no Projeto de Responsabilidade Social com foco na promoção da Saúde Bucal e Combate à Obesidade Infantil. Aproximadamente  800 alunos serão atendidos nas atividades que terminam no final deste mês.


A meta é aumentar a abrangência do projeto voltado aos alunos do ensino fundamental I (1º ao 5°ano, na faixa etária compreendida entre 6 e 10 anos). Em relação à saúde bucal, são desenvolvidas duas atividades - Demonstração no Macro Modelo (o dentista faz uma breve explicação sobre o que é placa bacteriana, a importância da higiene bucal diária e o uso do fio dental na prevenção de doenças bucais e sistêmicas) e Prática no Escovódromo - este profissional, com a ajuda dos professores e funcionários da escola, organiza os alunos para participarem do “escovódromo”, onde são distribuídas pastilhas evidenciadoras para identificar em que ponto a escovação está falhando (acúmulo de placa). Depois, recebem kits de higiene bucal para realizar a escovação com a supervisão deste profissional.


Com relação  a Nutrição, são feitas ações para promover o contato e o incentivo ao consumo de frutas e verduras por meio da experimentação de sucos - a nutricionista conduz atividades estimulando o olfato e o paladar - e simulação de um self service que destaca a importância das frutas, legumes e verduras, relacionando as cores à função.


Além disso, o projeto proporciona um bate-papo com os cuidadores sobre os temas Saúde Bucal e Nutrição, abordando assuntos diversos como: estímulo  ao hábito da escovação nas crianças; a importância da primeira dentição; alimentos cariogênicos versus alimentos protetores, trauma dentário infantil, dificuldades em manter uma alimentação saudável, influência do hábito alimentar e importância do sono versus uso do celular, entre outros.


Atualmente, são contempladas as escolas Profª Auta Cardoso de Mello, Prof. Dr. Jair Rocha Batalha e Dr. Waldir Paiva de Oliveira Freitas.