Sentir falta de ar pode ser indício de problemas de saúde

Saúde e Bem-Estar Atividade Física -

A falta de ar, ou dispneia, quando mais grave, é definida pela dificuldade permanente de respirar. É a sensação de que, ao inspirar, a quantidade de ar que entra nos pulmões é insuficiente.

Sua intensidade pode variar de acordo com as causas e independe da idade. As causas da falta de ar podem estar relacionadas a problemas emocionais e/ ou cardíacos, atividade física extenuante, crises de ansiedade ou de pânico, gravidez e até mesmo doenças como pneumonia, obstruções nas vias respiratórias, entre outros.

Ter essa dificuldade frequentemente é um sintoma que demanda atenção tanto de pacientes quanto de médicos, pois suas causas podem vir de diversas origens e todas precisam ser analisadas com atenção. No Brasil, por exemplo, 300 mil pessoas sofrem infartos por ano, de acordo com o Ministério da Saúde, e a falta de ar é um dos indicativos de risco de doenças cardíacas.

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Causas e possíveis doenças relacionadas

Por parecer um sintoma mais subjetivo, para que sejam determinadas as causas/ possíveis doenças, é necessário que um médico seja consultado e sejam realizados exames físicos e análises clínicas aprofundadas.

A falta de ar combinada a outros sintomas poderá ajudar no diagnóstico. A falta de ar pode estar relacionada, por exemplo, a problemas como asma, bronquites, doenças cardíacas como insuficiência, câncer no pulmão, enfisema pulmonar e até mesmo ansiedade e síndromes como a do pânico.

Quando procurar o médico

O médico deve ser procurado sempre que a falta de ar for persistente e/ ou existirem outros sintomas, como dor no peito, cansaço físico, tosse e outros, surgirem.

 

Referências

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/30209-cansaco-falta-de-ar-e-dificuldade-para-dormir-sao-sintomas-de-insuficiencia-cardiaca - acessado em 03/05/2018;
http://www.brasil.gov.br/saude/2017/09/doencas-cardiovasculares-sao-principal-causa-de-morte-no-mundo - acessado em 04/05/2018.
 

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:

Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica