Home

Pular corda promove o condicionamento físico

Por vezes relacionada a uma brincadeira de criança, pular corda vai bem para todo mundo e é mais eficaz do que muita gente imagina. Por ser considerada uma atividade aeróbica, aumenta a resistência muscular das pernas e resistência cardiovascular, além de torneá-los.

Saúde e Bem-Estar

26 de Junho de 2016

Pular corda promove o condicionamento físico

Atividade Física -

Por vezes relacionada a uma brincadeira de criança, pular corda vai bem para todo mundo e é mais eficaz do que muita gente imagina. Por ser considerada uma atividade aeróbica, aumenta a resistência muscular das pernas e resistência cardiovascular, além de torneá-los. Também melhora a coordenação motora. Antes de começar, você deve adquirir o equipamento - de baixo custo - de acordo com sua altura*.

Pular corda ajuda a gastar calorias (cerca de 350 a cada meia hora - varia de pessoa para pessoa) devido ao esforço corporal despendido para sua realização. Para isso, use roupas confortáveis e tênis pra corridas, pois absorvem melhor os impactos. Dê preferência a locais planos, porque terrenos inclinados e irregulares aumentam as chances de lesões.

Enquanto estiver pulando corda, mantenha a postura ereta e, toda vez que aterrissar, use a parte da frente de seus pés. Ao adquirir prática e agilidade, varie os exercícios, pulando com o pé direito e depois com o esquerdo, e vice-versa.

É fundamental consultar um médico previamente, ainda mais se tem problemas no joelho, hipertensão ou doença cardiovascular.

 

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

CORDA IDEAL PARA CADA ESTATURA
  • Realize suas atividades a pé sempre que possível (ir ao mercado quando necessita comprar poucos itens, deslocar-se ao banco etc.)
  • Se utiliza carro para ir ao trabalho, deixe-o em estacionamento mais afastado
  • Se utiliza transporte coletivo, tente descer um ou dois pontos antes
  • Quando puder, use escadas ao invés do elevador

Logicamente, se não está acostumado a caminhar muito, comece aos poucos e aumente gradativamente. É possível contar os passos por meio de pedômetros ou até de aplicativos para celular. O importante é estipular metas reais que você seja capaz de cumprir. Agora, se não quer se preocupar com a meta, tente caminhar ou realizar outro tipo de exercício durante 30 minutos ao dia, ao menos cinco vezes por semana.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde