Diferença de plano de saúde e seguro saúde - NotreDame Intermédica
Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?
O plano de saúde é um serviço que é oferecido e fornecido por uma operadora de saúde, por meio de uma rede própria. Com o plano, você consegue realizar procedimentos completos ou parcialmente cobertos pela operadora.Além disso, os planos de saúde contam com reembolso e podem ser contratados de diversas formas, como individual, familiar, coletivo empresarial e coletivo por adesão.
No caso do seguro saúde, a funcionalidade é muito parecida, porém ele não tem uma rede própria e profissionais credenciados. Nesse caso, instituições financeiras estão à frente. O seguro em si, é um contrato que reembolsa o beneficiário de toda despesa médica realizada.
O segurado é livre para se consultar com qualquer profissional e estabelecimento, além de arcar com os valores que posteriormente podem ser reembolsados de forma parcial ou integral, de acordo com as normas contratuais.
As principais diferenças entre os dois são:
Valores - No seguro, o beneficiário contrata uma apólice e costuma ser um valor baixo, já que é somente para manter-se como segurado. No plano de saúde, o pagamento é mensal e único para desfrutar dos serviços.
Abrangência - No seguro de saúde, é possível escolher qualquer profissional e estabelecimento (desde que ele esteja dentro da área de cobertura). No plano, existem redes cadastradas e profissionais, que trabalham em diversos estados e regiões. No caso da cobertura, ela pode variar de acordo com o plano.
Benefícios - O seguro de saúde oferece a liberdade para se consultar com quem e onde quiser. Já no plano, você possui uma rede de profissionais disponíveis e paga um valor fixo mensal, garantido todos os atendimentos disponíveis sem custo adicional.
Como funciona na cobertura de cada tipo de serviço?
A cobertura do plano de saúde é regida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que lista os procedimentos aceitos por um convênio. Além disso, a cobertura também passa pelo tipo de plano contratado, que pode ser ambulatorial, hospitalar e obstetrícia, estilos de planos que vão definir também a cobertura.No caso do seguro de saúde, a cobertura depende do contrato entre a seguradora e o beneficiário. Porém, de forma geral, os contratos incluem uma boa parte dos dos atendimentos e emergências médicas.
O que o plano de saúde e o seguro saúde têm em comum?
Os dois produtos possuem o mesmo objetivo que é oferecer uma assistência médica privada, porém, outras similaridades são:Regulamentação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
Os dois garantem assistência médica e hospitalar;
Ambos cobrem tanto consultas de rotina quanto cirurgias e internações;
Os dois tem carência para usar os serviços;
Ambos possuem o sistema de incluir dependentes.
Como escolher entre plano de saúde e seguro saúde?
A escolha vai depender de quais são as suas necessidades no momento e quais vantagens são melhores para vocês.O plano de saúde vai oferecer mais segurança e uma grande opção de consultas e exames que podem ser realizados dentro do valor pago mensalmente. Já o seguro, tende a ser mais barato e você não se prende a uma rede credenciada.
Avalie todas as opções, procure opiniões de amigos e familiares. Não existe uma resposta definitiva sobre qual é o melhor, já que essa escolha tem que ser feita de acordo com a sua necessidade. Aconselhamos a avaliar questões como cobertura e custos para conseguir comparar e escolher de forma correta.
Mas se a busca for por plano de saúde, conte com o Grupo NotreDame Intermédica e tenha o cuidado que você e sua família merecem.