Home

A conscientização sobre o autismo

Descubra como a conscientização sobre autismo pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA. Leia o Blog da Saúde e saiba mais sobre!

Saúde e Bem-Estar

3 de Abril de 2024

criança com autismo brincando
Para falar sobre a Conscientização sobre Autismo vale destacar que o autismo não é uma doença, mas sim uma condição médica que afeta a comunicação e interação social das pessoas. Os transtornos do espectro autista (TEAs) surgem na infância e são geralmente diagnosticados até os cinco anos de idade. Continue a leitura e descubra como podemos desfazer estigmas sobre o autismo e acolher essas pessoas. 


Quais são os principais sinais e sintomas do autismo?


No autismo, os sinais e sintomas mais comuns envolvem desafios na comunicação, tanto verbal quanto não verbal, dificuldades nas interações sociais, comportamentos repetitivos, interesses limitados e sensibilidades sensoriais.

Esses sintomas variam em intensidade e podem se manifestar de maneiras diferentes em cada indivíduo.


Como é feito o diagnóstico do autismo?


Reconhecer os sinais e diagnosticar precocemente pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas com autismo.

O diagnóstico é feito por profissionais após avaliarem o desenvolvimento e o comportamento da pessoa em diferentes situações, como em casa, na escola, trabalho e outras atividades. Além disso, para atingir um tratamento adequado, é necessário o acompanhamento profissional. Sendo assim, para ter acesso ao melhor atendimento dedicado a você, contrate um plano de saúde NotreDame Intermédica. Faça sua cotação agora!


Como a sociedade pode ser mais inclusiva e acolhedora para pessoas com autismo?


Para tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com autismo, devemos promover a conscientização e educar as pessoas sobre as necessidades desses indivíduos. 

Tudo começa com compreensão e empatia, oferecendo espaços acessíveis e adaptados, valorizando as habilidades e promovendo oportunidades de participação ativa nos meios em que o autista está inserido, faz toda diferença para criar um ambiente acolhedor e diverso.
 

Como familiares e cuidadores podem ajudar no desenvolvimento e bem-estar de pessoas com autismo?


Os familiares e cuidadores de pessoas com autismo podem auxiliar no desenvolvimento e bem-estar, oferecendo apoio emocional, criando um ambiente seguro e estruturado, e fornecendo estímulos adequados para promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. 


Como podemos incentivar a pesquisa científica e o avanço do conhecimento sobre o autismo?


Para avançar no entendimento do autismo, podemos apoiar pesquisas e organizações dedicadas a isso, participar de eventos de conscientização, e valorizar os profissionais que se dedicam a esse campo. 

Hoje somos a operadora de saúde com a maior rede de médicos, ampla abrangência nacional, cobertura para diversas especialidades médicas e planos flexíveis. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos planos e poder assegurar sua saúde com uma assistência médica de alta qualidade. 

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quero cotar um plano de saúde