Como prevenir a diabetes tipo 2?

 

Ser diagnosticado com diabetes tipo 2 significa que o seu organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina o suficiente para controlar as taxas de glicemia. Esse tipo de doença, comum em adultos e que também afeta crianças e adolescentes, pode ser prevenida se você adotar alguns hábitos saudáveis.

O primeiro passo é perder peso. Isso porque a diminuição do peso melhora a resistência do organismo à insulina. Para isso, você deve praticar exercícios físicos regularmente cerca de 30 minutos por dia, cinco dias por semana - o que também previne a hipertensão e reduz a frequência cardíaca. Além disso, mantenha uma dieta equilibrada e nutritiva, escolhendo opções ricas em fibras e alimentos integrais, que ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue.

Outra mudança na dieta que pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver a doença é trocar a carne vermelha (principalmente a processada) por fontes mais saudáveis de proteína, tais como: aves, peixes, nozes, produtos feitos à base de leite (com baixo teor de gordura) e grãos integrais.

Você também deve parar de fumar. Além de ser um fator de risco para diversas doenças crônicas, o hábito de fumar aumenta a gordura abdominal e a resistência à insulina. E ter boas noites de sono, que não devem ser muito curtas (menos de seis horas) ou muito longas (mais de nove horas). A privação de sono pode prejudicar o equilíbrio entre os hormônios que regulam a ingestão de alimentos e o equilíbrio energético. Já o excesso de sono pode ser sinal de distúrbios respiratórios de sono ou depressão. Ambos os casos precisam de tratamento adequado. 

Já as bebidas alcoólicas, desde que em doses moderadas, podem ajudar na prevenção da doença. Isso significa uma dose para mulheres e até duas para homens, sendo uma dose é 355ml de cerveja ou 140ml de vinho. Mas, se você não bebe, também não precisa começar - praticar exercícios físicos regularmente e ter uma dieta saudável causam o mesmo efeito, ou seja, também ajudam a prevenir a diabetes tipo 2. 

Referências

http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/tipos-de-diabetes - acessado em 21/03/2017;
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/type-2-diabetes/in-depth/diabetes-prevention/art-20047639  - acessado em 21/03/2017;
http://www.idf.org/prevention - acessado em 21/03/2017;
https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/diabetes-prevention/preventing-diabetes-full-story/  - acessado em 21/03/2017;
http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/alcohol/art-20044551 - acessado em 21/03/2017. 

 



Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica