O que perguntar ao médico antes da cirurgia?

Saúde e Bem-Estar -

Cirurgias, independentemente do tipo, são procedimentos com algum risco. Antes de realizar o procedimento, o paciente precisa se preparar e entender todos os riscos e cuidados pré e pós-cirúrgicos que precisará tomar. Para isso, é importante que tire todas as dúvidas com o médico cirurgião antes de agendar seu procedimento e entrar em um centro cirúrgico.

Neste artigo, o Grupo NotreDame Intermédica traça um roteiro de perguntas que você pode fazer ao médico antes da cirurgia.

SUMÁRIO

Quais são minhas opções?

Cirurgias são procedimentos invasivos e desconfortáveis. Mas dependendo do paciente e seus valores e da recomendação do médico pode ser melhor opção de tratamento. Isso não quer dizer que é a única opção. Por isso, se não se sentir confortável, pergunte quais são suas alternativas e se há algum tratamento clínico mais seguro ou menos invasivo.

Eu realmente preciso fazer esta cirurgia?

Alguns médicos podem escolher o caminho mais conhecido (ou seja, para o Médico cirurgião é a cirurgia). Antes de aceitar fazer a cirurgia, peça para que ele explique a importância dela e porque você deve fazer. Caso não concorde dos motivos do médico responsável, procure uma segunda opinião.

Quais são os riscos e os possíveis efeitos colaterais?

É de extrema importância que o paciente entenda todos os riscos que a cirurgia oferece e a probabilidade de algo dar errado. Outra preocupação frequente são os efeitos colaterais e qual a frequência deles. Na hora de optar por procedimento radical, é preciso aceitar todas as possibilidades.

Quais restrições terei que fazer antes e depois da cirurgia?

Há alguns cuidados que devem ser tomados antes e depois da cirurgia. Algumas possuem restrições de alimentos; em outras, o paciente precisa de ajuda de alguém por tempo determinado. É importante ter todas essas informações antes de entrar em um centro cirúrgico.

O que acontecerá se eu não fizer nada?

Entenda a gravidade de não seguir as recomendações médicas e declinar a cirurgia ou qualquer tipo de tratamento. Mas sempre pergunte: é realmente necessário?

Fonte: Viva Saúde e Saúde. Acesso em 31 de julho de 2019.

 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde