Insônia pode ser sinal do fim do período fértil da vida da mulher

A insônia geralmente é causada por um desequilíbrio hormonal ou orgânico associado a problemas emocionais, como ansiedade, fobias e preocupações. Mas a maior incidência dessa complicação é nas mulheres e aumenta com a idade, principalmente na fase de transição da vida fértil para quando elas não podem mais ter filhos.

As ondas de calor e suores e o desequilíbrio na produção dos hormônios nesse período - principalmente os estrogênios, que afetam o centro regulador do sono - podem fazer com que as mulheres tenham problemas para dormir. Além disso, o desequilíbrio hormonal também aumenta a tendência à depressão, o que dificulta ainda mais conciliar o sono.

 

Dicas para adormecer mais fácil e evitar a insônia

As mulheres devem tomar cuidado com a frequência das noites que ficam sem dormir, porque se os eventuais episódios de insônia se tornarem muito comuns, isso pode se tornar um problema crônico. Para evitar isso, uma das recomendações é fazer é o que os especialistas chamam de "higiene do sono", que compreende uma série de procedimentos:

  • Fazer a última refeição até as 20 horas;
  • Preferir pratos de fácil digestão;
  • Evitar atividade física depois das 18 horas;
  • Deixar a casa ou o quarto com pouca iluminação;
  • Fazer atividades agradáveis, como ouvir música ou assistir um programa, mas fora da cama;
  • Ppor fim, só ir para a cama quando estiver realmente com sono.

Tratamentos para sintomas da menopausa

Uma das opções para diminuir os efeitos colaterais da menopausa, como a insônia, é a terapia de reposição hormonal, que regulariza a produção de estrogênio pelo organismo. Outra opção é o uso de pílulas anticoncepcionais, que também ajudam regular a produção desse hormônio. Mas leve em conta que a insônia também pode sinal de outras coisas além do climatério.

Por isso, nunca tom medicamentos sem orientação médica. Procure um clínico geral. Se for o caso, ele encaminhará você para um especialista.

Referências

http://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/guia-de-saude-da-mulher-madura/insonia-na-transicao-para-a-menopausa, acessado em 28/07/2016
https://sleepfoundation.org/ask-the-expert/menopause-and-insomnia, acessado em 28/07/2016
 http://my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/hic-what-is-perimenopause-menopause-postmenopause/hic-menopause-and-sleep-concerns, acessado em 28/07/2016
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climaterio.pdf, acessado em 28/07/16

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

 

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