Quando procurar um fisioterapeuta para dor nas costas?

Saúde e Bem-Estar -

Todas as pessoas estão suscetíveis a terem dor nas costas em algum momento da vida. As causas são diversas: má postura, falta ou excesso de exercícios físicos, dormir de “mau jeito” ou até alguns desvios na coluna – como lordose, cifose ou escoliose. Algumas vezes, as dores podem ser combatidas com alongamentos simples diários e relaxantes musculares; em outras, o acompanhamento de um especialista é essencial. Se você tem dores crônicas e limitantes nas costas, talvez seja a hora de procurar um fisioterapeuta. 

Mulher sentada na cadeira com outra pessoa auxiliando na postura

Como evitar dores nas costas?

Em alguns casos, é possível evitar ou amenizar as dores nas costas com algumas ações simples:

- Faça alongamentos: quando a dor é leve ou aparece sempre que você trabalha muito, fica muito tempo sentado ou em pé, os alongamentos podem ser seus maiores aliados. Eles ainda ajudam a relaxar os músculos tensionados e diminuir as chances de desenvolver Lesões por Esforços Repetitivos (LERs).

- Cuidado com a postura: no home office, evite trabalhar do sofá ou da cama. Prefira mesa com cadeira ajustável. Coloque a tela do computador à altura dos olhos, mouse e teclado na altura dos pulsos e sente-se de forma ereta, com os pés no chão. Preste atenção à sua postura ao longo do dia para não se sentar com a lombar ou ficar com a coluna torta.

- Faça exercícios: ficar muito tempo em uma única posição pode fazer seus músculos se atrofiarem e causar dores nas costas; já os exercícios podem fortalecer os músculos e a lombar.

- Entenda suas limitações: não carregue muito peso. Se estiver fazendo exercícios sem supervisão e sentir dores, diminua a intensidade.

- Procure dormir em uma posição adequada: se você costuma acordar com dores, procure mudar a posição que dorme. Experimente ficar de lado e colocar um travesseiro entre as pernas, próximo dos joelhos.

Causas para dores nas costas

As principais causas das dores nas costas são:

Má postura: as dores aparecem ao ficar muito tempo em uma postura.

Hérnia de Disco: dores na coluna e em uma das pernas ou braços.

Dor ciática: queimação que começa nos glúteos e vai até a ponta dos pés. Mais comum após os 40 anos.

Artrose: desgaste na cartilagem da coluna que acontece com a idade e pode causar dores e limitações na região.

Pedras nos rins: dor intensa em um dos lados do abdômen ou das costas.

Lordose: apresenta dores na lombar por conta da curvatura excessiva dessa parte da coluna.

Escoliose: curvatura lateral da coluna que causa dores. Acontece principalmente na adolescência.

Cifose: dor nas costas ou no pescoço causada pelo arredondamento da coluna para frente – é conhecido de forma popular como corcunda.

A hora de procurar um fisioterapeuta

Você deve procurar um fisioterapeuta ou ortopedista quando a dor for frequente ou limitante, ou seja, se você não conseguir se levantar, se não conseguir fazer exercícios leves ou se você sempre estiver com dor no mesmo lugar das costas. Esses profissionais farão exames clínicos e, em alguns casos, de imagem para detectar a causa da dor. O fisioterapeuta irá observar também a sua postura e movimentos para traçar um plano de reabilitação com exercícios simples e supervisionados.

Um erro muito comum é tomar medicamentos por conta própria: além de camuflar a origem, pode ser prejudicial para a saúde. Por isso, antes de tomar qualquer analgésico, anti-inflamatório ou relaxante muscular, procure um médico.

Reeducação Postural Global (RPG)

A reeducação postural global – conhecida como RPG – é uma das técnicas mais comuns da fisioterapia. Ela consiste em exercícios e posturas para corrigir alterações da coluna e minimizar dores. Também pode ser usada para diminuir a incidência de torcicolos e dores de cabeça por tensão, corrigir o posicionamento de pés chatos, melhorar a postura e muito mais.

Durante as sessões, o paciente aprende oito posturas e fica parado em cada uma delas por pelo menos três minutos. O fisioterapeuta pode ainda indicar alguns movimentos ou exercícios de respiração para tornar as posturas mais fáceis ou difíceis – de acordo com o condicionamento físico e limitações de casa paciente. 

Fisioterapia no GNDI

O Grupo NotreDame Intermédica inaugurou em 2019 um Centro de Fisioterapia para auxiliar os beneficiários em tratamentos de reabilitação e lesões musculares. A unidade conta com tecnologia de última geração, estrutura moderna e profissionais especializados em fisiatria, psicologia, ortopedia, cirurgia de coluna e, claro, fisioterapia. São dois salões equipados com computadores, sala com oito macas de eletroterapia, sala com tatames e equipamentos de neurologia e uma sala de reunião clínica, além de salas para atendimentos individual e espaços para atividades em grupo.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com a informações das fontes: Mega Imagem, Instituto Patricia Lacombe, Drauzio Varela e Tua Saúde – acesso em 23/10/2020

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde