Home

Descarte correto de medicamentos: drogarias parceiras do Interclube fazem coleta adequada

Você sabia que existe um jeito certo de descartar medicamentos vencidos? Jogar remédios em desuso no lixo comum ou no vaso sanitário pode contaminar água, solos, animais e pessoas. Veja o GNDI.

Saúde e Bem-Estar

9 de Setembro de 2020

Imagem referência Blog da Saúde NotreDame Intermédica

Descarte correto de medicamentos: drogarias parceiras do Interclube fazem coleta adequada

Você Sabia? -

Drogarias parceiras do Interclube coletam medicamentos vencidos

Você sabia que existe um jeito certo de fazer o descarte de medicamentos vencidos? Jogar remédios em desuso no lixo comum ou no vaso sanitário pode contaminar água, solos, animais e pessoas. Para ajudar na preservação do meio ambiente, as drogarias parceiras do Interclube – programa de benefícios e descontos disponível para beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica – fazem a coleta e o descarte correto de medicamentos.

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Que mal pode fazer descartar medicamentos vencidos no vaso sanitário ou no lixo comum?

Você já teve ter visto pessoas jogando medicamentos no vaso sanitário em filmes, mas o que você provavelmente não sabe é que o descarte incorreto de medicamentos pode ser muito prejudicial ao meio ambiente. Quando você dá descarga em um remédio vencido, ele vai direto para o esgoto, que transporta esses resíduos para rios, lagos e corpos de água. Por mais que haja um tratamento para descartar essa água de forma mais limpa, não há como remover esses produtos. Desta forma, eles podem contaminar peixes e outros seres aquáticos. Ainda há o risco daquela mesma água passar por tratamento para se tornar potável e voltar para a sua casa – ainda com resquícios de medicamentos.

Mas, esta não é a única forma incorreta: o descarte de medicamentos no lixo comum pode contribuir para a contaminação de solos. Isto porque medicamentos são compostos químicos que podem se tornar tóxicos com o tempo e alterar o processo de decomposição de resíduos orgânicos. Eles podem atravessar e contaminar o solo e os lençóis freáticos de forma ainda mais perigosa do que por meio do esgoto – lá ainda tem um tratamento que pode enfraquecer os efeitos.

Coletores de lixo e pessoas que trabalham nos aterros sanitários também podem ser prejudicadas ao entrarem em contato com esses produtos sem proteção. Ainda há o risco de crianças em situação de vulnerabilidade social confundir pílulas de remédio com bala e ingerirem.

Como descartar medicamentos vencidos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei nº 12.305/10 – estabelece a logística inversa como descarte correto de medicamentos. Ou seja, quando você encontrar algum medicamento vencido em casa, deve levá-lo de volta a farmácias ou drogarias, que fazem a coleta e encaminham para o destino de descontaminação e incineração adequada.

No entanto, nem todas as farmácias funcionam como postos de coletas; é preciso consultar o estabelecimento antes de levar os produtos. Para te ajudar a cuidar do meio ambiente com mais comodidade, além de proporcionar descontos exclusivos, as drogarias parceiras do Interclube – como a Drogaria São Paulo, Drogaria Pacheco, Drogasil, Droga Raia, Pague Menos, Bifarma e Farmaponte – possuem espaço adequado de descarte de medicamentos vencidos.

Interclube

Com mais de 4.900 drogarias conveniadas, o clube de descontos do GNDI ajuda o meio ambiente e ainda proporciona descontos a partir de 35% em medicamentos genéricos tarjados e a partir de 20% em remédios de marca tarjados, além de descontos a partir de 5% em perfumaria e higiene pessoal. Além dos medicamentos, o Interclube oferece descontos em viagens, cursos, compras online, entretenimento e muito mais.

Acesse agora www.gndi.com.br/interclube e confira todos os descontos disponíveis para beneficiários NotreDame Intermédica e Interodonto.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações de Guia da Farmácia, eCycle e G1 – acesso em 01/09/2020.

Quero cotar um plano de saúde