Retomada pós-quarentena: veja os cuidados a serem tomados nesta nova fase

Saúde e Bem-Estar -

Mesmo com a curva de casos do Coronavírus em crescimento, alguns estados brasileiros estão retomando as atividades gradualmente, permitindo a abertura de comércios e escritórios.
Desta forma, quem não pode trabalhar em home office, deverá voltar às ruas em breve. Ainda mais por esse motivo, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Mas, você sabe como se adaptar a este novo modelo de vida? Neste artigo, o GNDI dá algumas dicas de como se proteger enquanto estiver fora e ao chegar em casa.

Mulher colocando máscara de proteção em criança

Máscara de proteção

Prefira máscaras de tecido para que não haja falta desses equipamentos aos profissionais de saúde. Esse acessório é um item poderoso, cujo intuito é diminuir os riscos de transmissão do novo Coronavírus, pois servem como barreiras para o vírus não conseguir entrar com facilidade pela boca ou nariz.

A medida é importante porque muitas pessoas não têm sintomas e ainda assim transmitem o vírus. No entanto, as máscaras não são 100% eficazes: elas dificultam em até 70% a carga de vírus que uma pessoa poderia pegar se não estivesse usando nada. Por isso, mantenha a distância de, pelo menos, um metro de outras pessoas.

Higienização das mãos

Lavar as mãos corretamente com água e sabão ou passar álcool em gel são medidas essenciais para prevenir doenças – inclusive o Coronavírus. Isto porque os vírus têm uma camada protetora feita de gordura. O sabão e o álcool são substâncias capazes de quebrar essa camada, ou seja, matam os organismos, pois, sem essa parte, eles não sobrevivem.

Para se proteger da melhor forma, lave as mãos muito vezes ao dia: antes de comer, depois de usar o banheiro, ao chegar da rua, encostar em coisas externas, pegar recém-nascidos, ter contato com pessoas doentes ou quando sentir que é necessário.

Cuidados no trabalho

Algumas ações podem reduzir as chances de contaminação do Coronavírus, mesmo fora de casa:

- Com as mãos limpas, coloque sua máscara antes de sair de casa.

- Assim que chegar na empresa, higienize as mãos, mesa e todos os objetos que chegam da rua com você.

- Evite tocar no rosto, na boca, no nariz ou nos olhos e higienize as mãos a cada hora.

- Ande sempre com máscaras reservas dentro de um saco plástico fechado e troque a cada 4 horas. Aquelas que já foram usadas devem ser colocadas em outro plástico lacrado.

- Fique com a máscara ao utilizar o banheiro e higienize as mãos após o uso.

- Mantenha a distância no horário de almoço e limpe sempre o local antes e depois de comer.

- Se tiver sintomas ou morar com alguém com suspeita de Coronavírus, avise a empresa e veja se há a possibilidade de trabalhar de casa. Senão, fique em repouso.

Cuidados ao chegar em casa

As medidas de isolamento foram flexibilizadas, mas isso não quer dizer que você deve se cuidar menos enquanto não há uma vacina contra o Coronavírus. Veja algumas dicas de como preservar a sua saúde e de quem mora com você:

- Continue respeitando o distanciamento social quando for possível e saia apenas para o essencial.

- Se você mora em apartamento, não entre no elevador com pessoas que não moram com você.

- Ao chegar em casa, tire seus sapatos e os deixem do lado de fora. Outra opção é higienizá-lo com água e sabão ou passar álcool gel em toda a superfície.

- Remova a máscara evitando tocar a parte da frente e coloque-a de molho para higienizar. Em seguida, lave bem as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos.

- Também faça uma limpeza na sua bolsa e objetos que utilizou enquanto esteve fora.

- Assim que possível, tire a roupa que estava usando e coloque-a em um saco plástico. Depois tome um banho.

Limpeza da casa e objetos

Não é só você que precisa se higienizar mais vezes: a casa também precisa de cuidados especiais. É importante que ela seja higienizada todos os dias, principalmente se alguém trabalha fora ou está doente. A pessoa responsável pela limpeza deve utilizar máscara e luvas, limpar maçanetas, torneiras, vaso sanitário, interruptores, mesas e tudo o que for tocado pelas mãos.

As compras também devem ser higienizadas antes de serem guardadas: toda vez que voltar do mercado ou receber encomendas, limpe passando um pano ou lavando os produtos e embalagens. Para toda a limpeza você pode utilizar um pano molhado com água sanitária, desinfetantes, álcool líquido, limpadores multiuso com cloro ou álcool, detergente ou outro tipo de sabão.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde