Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus [13 dicas essenciais]

Saúde e Bem-Estar -

É fácil se perder em meio a tantas informações e Fake News sobre o vírus que dominou o mundo em 2020. A pandemia ainda não acabou (e não se iluda: ela não vai embora com a chegada de 2021). Portanto, é preciso continuar com todos os cuidados. Neste artigo, o Grupo NotreDame Intermédica preparou um guia com tudo o que você precisa saber para manter a qualidade de vida e se prevenir da Covid-19.

Mulher com máscara fazendo sinal jóia (mão fechada com dedão levantado)

Como é transmitido

Conhecer a forma como a contaminação do vírus acontece é o primeiro passo para a prevenção. Veja como o Coronavírus é transmitido.

Limpeza das mãos

As mãos são os principais meio de transporte para vírus e bactérias. Ao longo do dia, tocamos em diversas superfícies que podem estar contaminadas – inclusive com o Coronavírus. Veja como lavar as mãos com água e sabão ou limpar com álcool gel.

Máscara

O uso de máscara de proteção também é eficaz na prevenção do Coronavírus. Veja como usá-la corretamente. Mas, também é preciso saber higienizá-la corretamente – você sabe como? Confira.

E para quem gosta de máscaras únicas, o GNDI preparou algumas dicas simples de como confeccionar a sua própria máscara com ou sem máquina de costura.

Importância da quarentena

Ficar em casa não é fácil, mas a quarentena foi uma das ações mais eficazes durante a pandemia. Conheça a importância do distanciamento social. Mas, para “forçar” a população a seguir essa medida, alguns governos promoveram o Lockdown – entenda como ele funciona.

E para quem ficou entediado de passar tanto tempo em casa, o GNDI preparou uma matéria sobre o que fazer durante a quarentena. Mas veja também como eliminar os hábitos ruins da quarentena.

Home office

Os profissionais de escritório ou que não precisam atender clientes e pacientes de forma presencial tiveram que encontrar uma maneira de juntar o escritório com a casa sem afetar o bem-estar. Veja como cuidar da saúde no home office.

Trabalho fora

Mas nem todos podem ficar em casa. Se você precisa trabalhar fora, confira algumas dicas de como se cuidar durante o expediente.

Vacina

No meio de tantas Fake News e espera dos resultados dos laboratórios farmacêuticos, os cientistas estão correndo contra o tempo para produzir a vacina contra o Coronavírus. Conheça as seis candidatas mais promissoras.

Cuidado com a saúde em tempos de pandemia

Mas não é só com o Coronavírus que você precisa se preocupar: os cuidados de rotina com a saúde devem permanecer e, mesmo em casa, é importante fazer exercícios. Confira algumas atividades que você pode fazer sozinho.

Manter uma boa alimentação também é essencial para aumentar a imunidade – nenhum alimento vai te impedir de contrair o vírus, mas vai deixar seu corpo mais forte para lutar contra ele se você ficar doente. Veja algumas dicas de como se alimentar bem.

E também é importante não deixar as consultas de rotina ou terapias de lado: para minimizar a sua exposição ao vírus, prefira se encontrar com seu médico pela telinha do celular. Veja as vantagens da telemedicina.

Saúde mental

As preocupações, inseguranças e falta de contato social também podem causar danos à saúde mental. Confira algumas dicas de como não enlouquecer na pandemia.

Cuidados ao sair e chegar em casa

A abertura de comércios e serviços já foi liberada, mas ainda é preciso tomar cuidados ao sair de casa. Confira as medidas para evitar a contaminação pós quarentena.

Chegar em casa também não é mais a mesma coisa. Se antes chegávamos e íamos direto para o sofá ou a cama com a roupa “da rua”, hoje tiramos o sapato, tomamos banho imediatamente e colocamos tudo para lavar. Se você ainda está confuso com essa dinâmica, veja os cuidados ao chegar em casa.

Fazer e receber compras em tempos de Covid-19

Ir ao mercado, farmácia ou receber encomendas em casa passou a contar com uma série de preparações para não haver contaminação por superfícies expostas ao vírus. Entenda como fazer compras de forma segura.

O vírus das Fake News também está solto

A pandemia ainda proporcionou uma enxurrada de informações – nem sempre verdadeiras. Veja algumas dicas sobre como se informar de forma correta sem cair em Fake News.

Como ajudar o próximo

Se a pandemia não te afetou tanto – física, mental, emocional ou financeiramente – e você quer ajudar outras pessoas a enfrentar este momento difícil, confira algumas dicas.

Você ainda pode doar sangue, com toda a segurança possível – veja como as doações estão sendo feitas e quais cuidados tomar.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde