Cuidados ao chegar em casa para se prevenir do Coronavírus

Saúde e Bem-Estar -

Embora seja importante respeitar a quarentena e o distanciamento social, tudo está voltando a funcionar gradualmente. Isso quer dizer que, quem não pode trabalhar em home office, precisa tomar cuidados redobrados no ambiente corporativo. Mas, as precauções devem continuar ao chegar em casa para evitar a transmissão do Coronavírus.

Que é importante utilizar máscaras e higienizar as mãos todo mundo já sabe, mas você conhece a importância de tirar os sapatos ao entrar em casa ou não pegar o mesmo elevador com pessoas que não moram com você? Neste artigo, o Grupo NotreDame Intermédica mostra isso e muito mais.

Mãos de uma mulher com luvas higienizando o celular com spray e flanela

Tire os sapatos antes de entrar em casa

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona, em 2008, apontou que a sola do sapato pode ter mais de 400 mil unidades de vírus, bactérias ou parasitas. Por ainda ser novo, não existem pesquisas que falam de forma exclusiva se isso acontece com o Coronavírus. Mas, como é melhor prevenir do que remediar, evite entrar em casa com sapato e sempre limpe a sola e a superfície dele com álcool ou lave-o com água e sabão.

Higiene das mãos e objetos

Assim que chegar em casa lave bem as mãos com água e sabão ou passe álcool em gel, e limpe todos os objetos que levou na mochila com álcool. Isto porque eles podem ter sido contaminados em algum momento do dia e transmitir o vírus para as suas mãos limpas ou, no caso do seu celular, para o rosto. Se foi às compras, higienize sacolas e embalagens antes de guardar os produtos. Evite tocar em qualquer objeto ou superfície interno antes de lavar as mãos.

Elevador

Não compartilhe o elevador com seus vizinhos: entre apenas se estiver vazio ou com pessoas que moram com você. Evite tocar nas superfícies desnecessariamente e utilize máscara mesmo se estiver sozinho: o vírus pode estar lá. Após apertar o botão, passe álcool gel nas mãos.

Roupas e máscara

Ao chegar em casa, coloque sua máscara para higienizar em um balde com água e água sanitária e deixe por 30 minutos. Depois, lave-a com sabão e passe a ferro quando estiver totalmente seca. Para evitar que seja contaminada novamente, coloque-a dentro de um saco plástico limpo.

Assim que possível, tire também a roupa que usou durante a saída – mesmo que por um período curto – e coloque em um saco plástico fechado para que possam ser lavadas posteriormente. Depois, tome um banho.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações do portal Exame – acesso em 16/06/2020.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde