Cuidados para se proteger do Coronavírus no trabalho

Saúde e Bem-Estar -

As atividades estão voltando ao normal gradualmente e, com isso, escritórios, lojas e concessionárias estão reabrindo. Se por um lado as ações têm benefícios econômicos, por outro podem contribuir para o aumento no número de casos de Coronavírus. Por isso, se você não tem a possibilidade de trabalhar em regime home office, precisa tomar cuidados redobrados no ambiente corporativo.

Neste artigo, o GNDI dá algumas dicas de como se proteger no mundo pós-quarentena.

Mulher com máscara de proteção higienizando as mãos com álcool gel

Use máscaras o tempo todo

Você sabia que o uso correto de máscaras dificulta em até 70% a carga de vírus que uma pessoa poderia pegar se não estivesse usando nada? Por isso, antes mesmo de sair de casa, lave bem as mãos e coloque sua máscara – prefira as de tecido, que podem ser produzidas em casa ou compradas, para que não tenha falta das máscaras cirúrgicas para profissionais da saúde e cuidadores.

Não tire a máscara ao utilizar o banheiro ou ao ficar sozinho no ambiente – o vírus pode ficar no ar por até, aproximadamente, três horas. Outra dica é levar máscaras reservas em um saco plástico limpo fechado e trocar a cada quatro horas. A máscara usada deve ser guardada em outro saco plástico, também lacrado, a qual você deve higienizar ao chegar em casa.

Usar máscara é importante, pois o vírus é transmitido mesmo em casos assintomáticos ou pré-sintomáticos, em que os sintomas se manifestam de forma tardia. Ou seja, este é o caso em que você ou algum colega de trabalho pode ter contraído a doença e ainda não sabe.

Higiene das mãos e ambiente

Assim que chegar à empresa, lave as mãos com água e sabão ou passe álcool gel. Limpe também a sua mesa e todos os pertences que ficam expostos. Para se proteger da melhor forma, repita o procedimento muitas vezes ao dia: antes de comer, depois de usar o banheiro, ao chegar da rua, encostar em coisas externas ou quando sentir que é necessário. Tire pausas a cada hora para higienizar as mãos.

Horário de almoço

Respeite a escala de almoço e mantenha distância de, pelo menos, um metro de outras pessoas. Antes de comer, limpe a sua estação de trabalho com álcool de limpeza ou desinfetante. A alimentação também é uma boa forma de cuidar da saúde: prefira alimentos naturais e variados para manter o sistema imunológico fortalecido e ingira bastante líquido ao longo do dia.

Quando não ir trabalhar

Se apresentar sintomas de gripe ou Covid-19, ou caso alguém que more com você tenha contraído o vírus ou esteja com suspeita, avise seus supervisores e não vá trabalhar – em vez disso, fique de repouso em casa por alguns dias. Se tiver febre forte ou falta de ar, procure um médico.

Cuidados ao chegar em casa

Veja algumas dicas de como preservar a sua saúde e de quem mora com você ao chegar do trabalho:

- Respeite a quarentena e o distanciamento social nos momentos que não for essencial sair de casa.

- Se você mora em apartamento, entre no elevador apenas com pessoas que moram com você.

- Remova a máscara corretamente e higienize-a.

- Limpe sua bolsa ou mochila e todos os objetos que estão dentro dela.

- Tire a roupa que está usando e coloque-a em um saco plástico para lavar. Depois, tome um banho.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde