Afinal, o que é erisipela?

Saúde e Bem-Estar -

Erisipela é uma inflamação superficial que atinge a derme – camada intermediária da pele, logo abaixo da epiderme, que é aquela que nossos olhos enxergam – e o tecido celular subcutâneo da pele de uma pessoa. A doença provoca feridas avermelhadas, inflamadas e dolorosas, na maioria das vezes, nos membros inferiores do paciente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a erisipela acomete, predominantemente, pessoas com mais de 50 anos, pois o sistema linfático e a circulação venosa já apresentam alguma deficiência. 

Na maioria dos casos, a doença é ocasionada e desenvolvida pela Estreptococo beta-hemolítico do tipo A, mas também pode ser originada por outras bactérias que penetram na pele a partir da exposição a um machucado, frieira, unhas ou pelos encravados e se desenvolve em alta velocidade. O período de incubação pode variar de três a oito dias, dependendo do quadro clínico. 

Geralmente, a erisipela pode ser tratada a base de antibióticos indicados por um especialista – dermatologista ou clínico geral – e sua melhora pode ser percebida em, aproximadamente, 15 dias. Dentre as recomendações médicas, indica-se repousar e envolver as feridas com um pano úmido, além da ingestão de analgésicos para aliviar as dores e a vermelhidão. 

Em casos de erisipela crônica, ou que reaparecem frequentemente, o tratamento é mais específico e periódico, com o objetivo de combater efetivamente as bactérias que estão na região afetada. Já em casos mais graves de complicações ou risco de necrose, cirurgias podem ser necessárias. 

SUMÁRIO

Mas... quais os sintomas da erisipela?

Se você identificar alguns dos sintomas abaixo, especialmente após ter sofrido um corte na pele, procure um especialista para realizar o diagnóstico:

• Feridas infeccionadas;

• Dores nas feridas;

• Febre; e/ou

• Vermelhidão.

O diagnóstico da erisipela normalmente é realizado com base no histórico dos sintomas e avaliação da aparência da pele. Porém, se o médico julgar necessário, pode solicitar exames de sangue para identificar qual é a bactéria e a qual antibiótico é sensível. 

Referência

Erisipela - Sociedade Brasileira de Dermatologia - acessado em 27/11/2018

Erisipela: o que é, fotos e tratamento - acessado em 27/11/2018

O que é erisipela - acessado em 17/11/2018

Erisipela (bolhasa): o que é, tratamento, é contagiosa? Tem cura? - acessado em 27/11/2018

Erisipela - o que é a infecção? - acessado em 28/11/2018

Erisipela: conheça os tratamentos caseiros contra a doença - acessado em 28/11/2018

 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde