Você sabe seu papel na prevenção de acidentes de trabalho?

Saúde e Bem-Estar -

Todo trabalhador têm direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável. Apesar disso, nos últimos cinco anos, mais de 700 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho no Brasil e mais de 2.800 perderam a vida trabalhando, o que coloca o país entre os primeiros no ranking desse tipo de acidente. De acordo com a lei, o principal responsável pela prevenção de acidentes de trabalho é o empregador. Porém, a segurança no trabalho só é possível se você, enquanto funcionário, conhecer, respeitar e divulgar as regras de segurança da sua empresa.

Cada tipo de ocupação tem riscos e orientações específicos. Mas algumas dicas gerais podem ajudá-lo a proteger sua própria saúde e segurança e, claro, a de outras pessoas que podem ser afetadas por suas ações no trabalho.

SUMÁRIO

Comunique situações inseguras:

  • Avise imediatamente sobre qualquer condição de risco ou de má higiene que você perceba em seu local de trabalho;
  • A empresa deve tomar medidas para evitar situações que possam colocar em risco a segurança e a saúde dos empregados;
  • Comunique se você ou um colega sofrer algum acidente ou contrair alguma doença relacionada ao trabalho, por mais insignificante que seja.

Use ferramentas e máquinas adequadamente:

  • Não use uma ferramenta inadequada para um trabalho específico, por exemplo: uma cadeira como escada;
  • Nunca opere qualquer equipamento se não tiver recebido treinamento para tal ou se todas as medidas de segurança não estiverem implantadas na máquina;
  • Certifique-se de que as suas ferramentas e seus equipamentos de trabalho são inspecionados regularmente para garantir que estão em perfeitas condições.

Previna incêndios:

  • Não fume ou acenda fósforos em locais proibidos;
  • Não jogue pontas de cigarro em lugares que não são próprios para isso, como cestos de lixo ou pela janela;
  • Evite o acúmulo de lixo;
  • Se você lidar com materiais inflamáveis, guarde-os em recipientes próprios e identificados;
  • Desconecte os equipamentos elétricos da tomada após utilizá-los e não cubra os fios elétricos.

Conheça os equipamentos de combate a incêndio:

  • Veja onde estão localizados os equipamentos de combate a incêndio do seu local de trabalho, como os extintores;
  • Só utilize o equipamento de combate a incêndio se tiver recebido treinamento para isso na empresa;
  • Se não tiver recebido treinamento para usar equipamento de combate a incêndio, apenas abandone a área imediatamente nessa situação;
  • Quando um extintor for utilizado, comunique imediatamente ao seu supervisor para que seja recarregado e recolocado onde estava.

Conheça as sinalizações de segurança:

  • Informe-se sobre o significado das placas de sinalização de segurança, nem sempre os códigos usados nelas são de conhecimento geral;
  • Respeite a sinalização de segurança, ela existe porque no local há algum tipo de risco;
  • Informe ao encarregado se notar que não há sinalização de segurança em algum local que deveria existir, como, por exemplo, em um piso molhado onde as pessoas possam escorregar e se ferir.

Mantenha o ambiente limpo e arrumado:

  • Um ambiente organizado e limpo facilita a busca de objetos de trabalho e a comunicação entre as pessoas, diminui o cansaço físico e otimiza o tempo;
  • Mantenha as saídas de emergência e os corredores de circulação sempre livres.

Proteja sua coluna:

  • Não carregue algo pesado na tentativa de economizar tempo de trabalho, pegue o minuto extra para usar um carrinho de mão, uma empilhadeira ou outro auxílio mecânico;
  • Não importa se você trabalha sentado ou de pé, tente manter a postura correta, de modo que você se sinta o mais confortável possível. Sua empresa deve oferecer um ambiente de trabalho propício para isso.

Faça pausas regulares:

  • Muitos acidentes de trabalho ocorrem porque o trabalhador está cansado, esgotado e pouco alerta;
  • Fazer pausas para descanso ajuda você a permanecer revigorado para o trabalho.

Seja ativo na prevenção de acidentes de trabalho

Não importa se acabou de chegar na empresa ou se é um funcionário de longa data. Se você tiver qualquer dúvida ou preocupação em relação à saúde ou à segurança no trabalho, fale com seu empregador, gerente ou supervisor. Além disso, participar dos treinamentos oferecidos e manter-se atualizado sobre os novos processos e ferramentas são atitudes importantes para que você seja ativo na prevenção de acidentes de trabalho.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde