Cobertura de planos odontológicos

Artigos Boas práticas Dúvidas gerais -

Contratar um plano odontológico pode ser uma boa maneira de cuidar da saúde bucal periodicamente e prevenir doenças, ao invés de só tratá-las apenas quando surgirem. Além disso, os custos são muito menores do que tratamentos particulares, e podem ser contratados planos a partir de R$ 30,00. Neste artigo, o Grupo NotreDame Intermédica tira dúvidas sobre as coberturas de planos odontológicos.

SUMÁRIO

Cobertura de plano odontológico

Os procedimentos de planos odontológicos de cobertura obrigatória estão previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, estabelecido por meio do anexo I, da Resolução Normativa nº 428/17, vigente, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Abaixo alguns dos procedimentos listados:

– Consulta para avaliação;

– Limpeza;

– Tratamento para cáries;

– Aplicação de flúor;

– Remoção de tártaro;

– Curativos e suturas;

– Colagem de fragmentos;

– Tratamento e cirurgia na gengiva;

– Tratamento de canal;

– Extração de dentes;

– Cirurgias de pequeno porte;

– Biópsias.

Pronto-socorro

Grande parte dos planos odontológicos tem cobertura de atendimento emergencial 24 horas por dia. Mas, por via das dúvidas, é importante que o beneficiário verifique esta informação antes de contratar um plano. Afinal, a dor de dente não tem hora para aparecer.

Aparelho ortodôntico

Caso o beneficiário precise de tratamento ortodôntico, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada, pois cada operadora possui um tipo de cobertura. Algumas cobrem o tratamento completo, mas há aquelas que pagam apenas o aparelho ou apenas a manutenção regular.

Extração de siso

Uma das coberturas previstas pelo Rol Odontológico da ANS é a extração de dentes. Sendo assim, todos os planos são obrigados a prestar este serviço e realizar extração de siso.

Carência

Significa o período que o beneficiário precisa aguardar antes de utilizar o plano após a contratação. Costuma ser de 24 horas para atendimentos de emergência e urgência. Já para utilizar o plano de forma integral, o prazo pode chegar a 180 dias.

Conteúdo relacionado no Portal GNDI

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações do site Bidu. Acesso em 05 de novembro de 2019.

Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano odontológico

Matérias em destaque