Home

Hapvida NotreDame Intermédica recebe certificação ISQua

Notícia

13 de Agosto de 2024

A Hapvida NotreDame Intermédica, maior empresa de saúde da América Latina, conquistou a certificação da International Society for Quality in Health Care (ISQua) em seu manual de qualidade, utilizado no programa de monitoramento de suas unidades de saúde.

“Receber esse reconhecimento é um marco muito importante não só para a empresa, mas para todo o ecossistema de saúde. Evidencia o quanto estamos alinhados às melhores práticas internacionais e isso foi validado por um órgão isento, que é referência mundial”, afirmou a diretora de Certificações e Qualidade Assistencial da Hapvida NotreDame Intermédica, Irina B. Okidoi.

A ISQua é uma organização sem fins lucrativos, considerada a maior autoridade mundial em segurança do paciente e qualidade de saúde. A Associação de Avaliação Externa (EEA) avaliou 66 requisitos de seis princípios em um processo minucioso que durou mais de um ano. Em 30 de abril, foi confirmado o selo Standards de qualidade.

Desde 2019, o programa Qualitotal da Hapvida NDI monitora a qualidade e acompanha indicadores e processos de 84 unidades de saúde, incluindo hospitais, clínicas de reabilitação, SADTs (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) e dois Núcleos Técnicos Operacionais (NTO), para garantir protocolos e práticas de segurança conforme reguladores, legislação e padrões internacionais.

Na avaliação in loco, são verificados mais de 3.500 requisitos conforme o perfil das unidades de saúde. A análise 360° inclui funcionários e clientes, avaliando processos como higienização das mãos, transição de cuidado e práticas de cirurgia segura, além da conferência da documentação.
O manual Qualitotal abrange legislação obrigatória e práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para segurança e qualidade do paciente. A acreditação é válida até 2028, e durante esse período, a ISQua acompanhará a empresa na melhoria contínua dos processos.


Qualitotal

O programa de monitoramento de qualidade contabiliza a aderência das unidades de saúde aos processos do manual da rede, seguindo legislações nacionais e melhores práticas internacionais. Trabalha a segurança do paciente e a qualidade assistencial por meio de uma abordagem consultiva, que inclui visitas diagnósticas, de acompanhamento e encerramento, para otimizar processos e garantir o cumprimento de protocolos.

Últimas notícias

Plano de Saúde Pleno