Home

Hapvida NDI amplia cuidado em saúde mental

Sobre o Grupo

14 de Maio de 2024

Hapvida NDI amplia cuidado em saúde mental

A Hapvida NotreDame Intermédica entende que o cuidado com a saúde mental precisa ser intensificado, por isso, adotou uma abordagem pioneira na América Latina. O método prioriza a atenção integral ao paciente e o acompanha desde a teleinterconsulta, até o pós-alta, garantindo uma jornada assistencial completa e personalizada.

Dados divulgados em 2023, apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para reduzir esse cenário, ampliamos as Linhas de Cuidado em Saúde Mental em 144 unidades da Hapvida NotreDame Intermédica, com previsão para extensão do programa para toda nossa rede própria até 2025.

A teleinterconsulta hospitalar agiliza diagnósticos e tratamentos, reduzindo o tempo de internação de pacientes com algum transtorno de saúde mental, demonstrando resultados positivos na otimização do atendimento e no suporte ao paciente durante a avaliação nos hospitais da rede.

De acordo com Gabriel Corrêa, psiquiatra e coordenador de Psiquiatria Nacional da Hapvida NotreDame Intermédica, o projeto é disruptivo e inovador. Os resultados que a empresa alcançou em dois anos de execução mostram que a Hapvida NotreDame Intermédica está no caminho certo, oferecendo acolhimento e atendimento humanizado aos pacientes.

A diretora executiva de Saúde Digital e Clínicas Médicas da Hapvida NotreDame Intermédica, Adria Cândido, explica que o programa se destaca pela jornada integrada, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que garante assistência remota de alta qualidade aos beneficiários.

“O paciente recebe o primeiro atendimento presencial de uma equipe médica que pode, por meio da teleinterconsulta, consultar especialistas conectados para orientá-lo a prestar um atendimento ágil e eficaz. Após a alta, os cuidados continuam. Há o monitoramento realizado por psiquiatras, psicólogos e enfermeiros, que acompanham o tratamento, auxiliam na marcação das consultas e verificam se os medicamentos estão sendo tomados corretamente”, destaca.

O acompanhamento via telemonitoramento é realizado em até 72 horas após a alta e dura cerca de 90 dias, prazo que pode ser estendido conforme necessidade do paciente. A teleconsulta é feita com agendamentos de sessões semanais de psicoterapia e mensais com um psiquiatra durante três meses.

 

Prevenção

 Além de oferecer um suporte completo, o programa de telemonitoramento também possui parceria com empresas para atendimento dos colaboradores. Após identificarmos as pessoas elegíveis ao programa, nossa equipe de saúde mental trabalha em conjunto com o departamento de Recursos Humanos para dar início ao cuidado da saúde mental dos colaboradores.

Adria Cândido ressalta que essa abordagem integrada é única no mercado. “Este programa representa um avanço significativo na linha de cuidado com a saúde mental tanto no Brasil quanto na América Latina. Ele não se limita aos cuidados de crise, mas também visa promover uma cultura de saúde mental sustentável a longo prazo”, resume.

Últimas notícias

Sobre o Grupo

Especialista alerta para o controle da hipertensão

A doença atinge mais de 38 milhões de pessoas no Brasil e pode causar sérios problemas à saúde

Continuar lendo
Sobre o Grupo

Hapvida NDI realiza 30% de partos normais na rede própria

Nossos programas de acolhimento elevam esse número e proporcionam qualidade de vida para as gestantes

Continuar lendo
Sobre o Grupo

Hapvida NDI e A.C.Camargo firmam parceria em pesquisas oncológicas

Atuação em conjunto foca em estudos para promover tratamentos inovadores aos pacientes.

Continuar lendo
Plano de Saúde Pleno