Mudanças climáticas
Ecoeficiência e gestão de resíduos
Painel de energia solar

Mudanças climáticas

A NotreDame Intermédica está engajada no compromisso de contribuir para o Acordo de Paris de limitar o aumento médio da temperatura global a 2ºC, por meio de programas e tecnologias para melhorar a eficiência operacional e reduzir as emissões de carbono. Conheça nossa Política de Combate às Mudanças Climáticas. Nosso inventário de emissões de gases de efeito estufa é realizado desde 2018 e está de acordo com a metodologia internacional GHG Protocol. Clique em Documentos e confira o avanço do nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa nos últimos anos ou então acesse nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa de 2020.

NotreDame Intermédica é “Carbono Neutro”

Em 2020, nos tornamos “carbono neutro” ao compensarmos 100% de nossas emissões, veja como:

""

Compra de certificados de energia renovável de parques eólicos localizados nos estados da Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, para compensação de todas as emissões de escopo 2. Veja a declaração de aposentadoria e o certificado do parque eólico.

""

Compra de créditos de carbono do Projeto REDD+ Vale do Jari para compensação das emissões do escopo 1 e 3. Localizado nos estados do Pará e do Amapá e certificado pelos principais padrões internacionais, o projeto têm como objetivo fomentar a conservação florestal, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, evitar o desmatamento, minimizar os impactos socioambientais, promover benefícios ao clima, as comunidades e a biodiversidade. Clique aqui e tenha acesso ao certificado de aposentadoria dos créditos.

Em 2021, ingressamos na plataforma CDP, que auxilia os diferentes stakeholders em seu processo decisório com base em informações de gestão de risco, oportunidades e impactos socioambientais. Trata-se de uma iniciativa criada para mobilizar essas partes no intuito de construir e acelerar ações colaborativas para um desenvolvimento que funcione para as atuais e futuras gerações. Clique aqui e saiba mais sobre o reporte da NotreDame Intermédica no questionário CDP Climate Change.

Logo CDP
Logo Way Carbon

Em parceria com a Way Carbon, a NotreDame Intermédica realizou um estudo de Riscos e Oportunidades Climáticas. O objetivo desse trabalho é analisar os riscos físicos e os efeitos do aumento da demanda por serviços de saúde relacionados à mudança do clima na operação da companhia, para apoiar na identificação de riscos e oportunidades e fornecer informações técnicas como subsídio para a compreensão e mapeamento dos impactos biofísicos mais relevantes nos ativos prioritários, a fim de suportar a tomada de decisão a respeito de ações de adaptação diante da mudança do clima e direcioná-las de forma efetiva. Conheça com detalhes a Análise de Riscos e Oportunidades Climáticas.

Em 2021, ingressamos na plataforma CDP, que auxilia os diferentes stakeholders em seu processo decisório com base em informações de gestão de risco, oportunidades e impactos socioambientais. Trata-se de uma iniciativa criada para mobilizar essas partes no intuito de construir e acelerar ações colaborativas para um desenvolvimento que funcione para as atuais e futuras gerações. Clique aqui e saiba mais sobre o reporte do GNDI no questionário CDP Climate Change.

O GNDI em parceria com a Way Carbon realizou um estudo de Riscos e Oportunidades Climáticas O objetivo desse trabalho é analisar os riscos físicos e os efeitos do aumento da demanda por serviços de saúde relacionados à mudança do clima na operação da companhia, com a finalidade de apoiar na identificação de riscos e oportunidades e fornecer informações técnicas como subsídio para a compreensão e mapeamento dos impactos biofísicos mais relevantes nos ativos prioritários, a fim de suportar a tomada de decisão a respeito de ações de adaptação diante da mudança do clima e direcioná-las de forma efetiva. Conheça com detalhes a Análise de Riscos e Oportunidades Climáticas.

Planeta sustentável com mais árvores e fontes limpas de energia

Gerenciamento de Resíduos

A gestão correta de resíduos é um tema de extrema relevância para empresas do segmento de saúde. Na NotreDame Intermédica, trabalhamos continuamente para avançar nessa frente, dada a importância de realizar o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde corretamente, visando à redução de impactos ambientais negativos. Possuímos uma equipe dedicada ao gerenciamento de resíduos, sendo responsável pelas padronizações, orientações e treinamentos sobre o tema.

Os processos de segregação, manejo, coletas interna e externa, tratamento e disposição final desses resíduos são descritos no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e são seguidos corretamente a fim de evitar impactos negativos à saúde e ao meio ambiente.

Ecoeficiência
Confira as ações realizadas para minimizar o consumo de água e energia:
Reguladores de vazão e arejadores nas torneiras
Instalação de caixas acopladas com acionamento duplo
Descarga dual flush, com redução de 20% no consumo
Utilização de insumos “a seco” e eliminação do uso de água nos sistemas de geração de gases medicinais
Utilização de lâmpadas LED nos hospitais
Monitoramento em tempo real do consumo de energia (Follow Energy)
Equipamentos com selo PROCEL para economia de energia
Sensores de presença em locais estratégicos
Procedimentos de limpeza e lavanderia visando o menor consumo de água
Abastecimento com etanol da frota de veículos