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Todos Cuidam de Todos

Para combatermos juntos a pandemia, disponibilizamos aos nossos beneficiários dicas de saúde e iniciativas que ajudam a evitar a propagação do Coronavírus. Quando a quarentena passar, os bons hábitos devem se manter.

Últimas notícias

Confira as últimas notícias sobre nosso atendimento relacionado ao Coronavírus.

Inovação no Atendimento em Saúde
para os casos de Coronavírus

Estamos cada vez mais perto de você.

E, para ajudar a direcionar e agilizar o nosso atendimento médico com relação aos casos suspeitos de COVID-19, criamos dois novos canais de atendimento.

 

Central de Dúvidas sobre Coronavírus

Canal para informações sobre a COVID-19 e consulta de rede de atendimento. Ligue 4090-1750 (regiões metropolitanas) ou 0800 409 1750 (demais localidades) - Na ligação, após sua identificação, digite a opção 0 (urgência) e aguarde pelo atendimento.

Telemedicina*

Fique tranquilo. Você também pode ser acolhido por nossa equipe médica especializada no atendimento à distância. Por videoconferência, é possível conversar com nossos médicos e ser orientado sobre os próximos passos com relação à doença. Tire suas dúvidas e receba orientações de saúde personalizadas.

Clique aqui para acessar a área logada e ter acesso à Telemedicina do GNDI.

*Conforme Resolução do CFM de 19/03/2020 

Questionário de Saúde

Por meio de chat virtual você indica o que está sentindo e, de acordo com suas respostas, é feito o direcionamento do caso clínico.
Clique aqui para acessar a área logada e ter acesso ao Questionário de Saúde.

Sobre a doença

Estamos enfrentando uma pandemia do Coronavírus. Neste momento, a melhor prevenção é não se expor ao vírus e evitar contato com pessoas doentes e aglomerações, pois estamos vivendo um período de transmissão comunitária da doença. Confira abaixo o perfil do vírus e as principais medidas de prevenção que devem ser adotadas.

O que é?

Os Coronavírus são uma grande família viral causadores de diferentes doenças, que variam do resfriado comum à Síndrome Respiratória Aguda Grave. Essa nova variante do vírus (2019-NCOV) não havia sido identificada em humanos até dezembro de 2019.

Quais são os primeiros sintomas?

Febre alta, tosse e dificuldade em respirar. Caso apresente alguns desses sintomas, procure imediatamente um médico. A lista atualizada de países com casos confirmados pode ser conferida aqui.

Quais são as medidas para prevenção?

Lave as mãos regularmente com água e sabão ou utilize álcool gel 70%. Cubra a boca e o nariz ao espirrar, evite aglomerações e ambientes fechados, não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, copos ou garrafas), cubra a boca ao espirrar e evite contato com pessoas com infecções respiratórias agudas.

Como tratar a doença?

Por enquanto, não há medicamentos disponíveis para combater os Coronavírus. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. É necessária a internação do paciente em casos de pneumonia, insuficiência respiratória ou sinais de infecção generalizada.

Se apresentar qualquer sintoma da doença, dirija-se imediatamente a uma das Unidades da Rede Própria do Grupo.

Esclarecimentos aos beneficiários: o Grupo NotreDame Intermédica reforça que está preparado e seguro para realizar o atendimento de casos suspeitos, seguindo o protocolo de manejo clínico e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fique por dentro

Agora que você já conhece as principais características da COVID-19, preparamos, juntamente ao nosso time de especialistas do Grupo NotreDame Intermédica, conteúdos exclusivos para que você compartilhe com seus familiares e amigos. Neste momento, temos que nos unir e adotar medidas simples, de contenção, mas eficazes para evitar a disseminação da doença.

Conheça nossos profissionais

Milhares de colaboradores da área da saúde estão empenhados em combater essa pandemia e levar aos nossos beneficiários um atendimento mais humano e acolhedor. “Fique em casa por nós” é uma campanha realizada por vários profissionais da saúde que tem percorrido as redes sociais. Respeite o isolamento social. Ele pode salvar vidas.

Dúvidas

Confira mais informações sobre cobertura de exames e tratamentos do novo Coronavírus, além de dúvidas gerais sobre a doença.

* Parte das informações foram originalmente divulgadas pela FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar).

Sim. Conforme protocolo e diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde e de acordo com o estabelecido na resolução normativa n° 453, de 12/03/2020, da Agência Nacional e Saúde Suplementar (ANS).

Os exames específicos, que devem ser solicitados por médicos, são os seguintes:

RT-PCR: realizado a partir do 3o dia após o início dos sintomas e até o 10o dia. Identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, possibilitando a conduta médica mais apropriada para o caso clínico.

Sorologia: para que tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja feito, pelo menos, 10 dias após os sintomas terem início. Caso esse teste seja apurado fora desse período pode ocorrer um falso negativo no resultado.

Além deles há os testes rápidos (de antígenos e de anticorpos), que proporcionam resultados rápidos, mas que, segundo o Ministério da Saúde, apresentam taxa de erro de 75% para resultados negativos.

Importante: somente o exame RT-PCR tem cobertura pelo plano, com diretriz de utilização. Lembrando que para todos os exames precisa do parecer médico.

Não. Seguindo o que determinam o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, e conforme estabelecido na resolução normativa n° 453, de 12/03/2020, da ANS, o exame específico será feito apenas nos casos em que houver indicação médica para casos classificados como suspeitos ou prováveis de doença pelo COVID-19.

A primeira medida é ficar em quarentena e isolamento familiar por 14 dias – tempo de incubação do vírus no corpo. Isso significa que quem estiver com suspeita de COVID-19 deve ficar sozinho em um quarto com as janelas abertas e sem contato com outras pessoas da casa. Também deve evitar passar pelas áreas comuns e utilizar máscara quando precisar ficar no mesmo ambiente com outras pessoas. Isto porque o vírus fica três horas suspenso no ar em ambientes fechados, o que facilita que outras pessoas da família sejam contaminadas.

O paciente com suspeita ou caso confirmado do novo Coronavírus deve ficar de repouso, tomar medicamentos para tratar os sintomas e ingerir bastante líquido. Caso haja febre forte e persistente ou falta de ar, deve ir ao hospital utilizando máscara.

Sim, mas para a realização do exame SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19 - DUT) é necessária a autorização prévia.

Importante registrar que não há tratamento específico para infecções causadas por Coronavírus. Pacientes infectados recebem medicação para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. O tratamento indicado pelo Ministério da Saúde é repouso e ingestão de bastante água e líquidos.

A cobertura do tratamento a pacientes diagnosticados com COVID-19 já é assegurada a beneficiários de planos de saúde, conforme a segmentação (ambulatorial, hospitalar ou referência) contratada.

Em casos indicados, o beneficiário terá direito a internação caso tenha contratado cobertura para atendimento hospitalar (segmentação hospitalar) e desde que tenha cumprido os períodos de carência, se houver previsão contratual.

Conforme protocolo e diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, todos os casos em que  a pessoa apresentar febre (acima de 37,8° C) ou pelo menos um dos seguintes sinais ou sintomas respiratórios: tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, dispneia (falta de ar), saturação de oxigênio menor que 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, ou tiragem intercostal.

O exame específico pode ser realizado nos laboratórios habilitados por cada respectiva operadora para atender os beneficiários que preencherem os critérios determinados pelo Ministério da Saúde.

É importante evitar idas ao hospital quando os sintomas forem leves. No entanto, se houve febre persistente, tosse com sangue ou dificuldade de respirar, o enfermo deve procurar um médico imediatamente.

O Grupo NotreDame Intermédica disponibiliza diferentes canais virtuais de atendimento, como a Telemedicina e o Questionário de Saúde sobre o Coronavírus. Acesse-os para tirar suas dúvidas.

Em 80% dos casos, os sintomas do Coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, a orientação da Organização Mundial da Saúde é evitar sair de casa.

Entre em contato pelos canais de atendimento do Grupo NotreDame Intermédica para mais orientações. Em caso de dúvida quanto a seu quadro de saúde, acesse o serviço de Telemedicina que disponibilizamos exclusivamente para beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica.

O Ministério da Saúde orienta a evitar aglomerações e locais com muita gente, ligar para o 136 e, se for o caso, procurar uma unidade de saúde e não um pronto-socorro.

De todo modo, se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico o quanto antes para reduzir risco de desenvolver infecção mais grave e compartilhe seu histórico recente de viagens com seu médico.

O novo Coronavírus e a gripe têm alguns sintomas em comum, como coriza, congestão nasal, febre, fadiga, dores no corpo e tosse. No entanto, a COVID-19 pode evoluir para casos de pneumonia viral ou insuficiência respiratória - a dificuldade ou incapacidade de respirar por conta própria; já a gripe dificilmente apresenta falta de ar e, caso não seja tratada, pode causar pneumonia bacteriana.As doenças também se diferem pois não são da mesma família viral: a gripe é do grupo Influenza; já o Covid-19 é do grupo Coronavírus, chamado de Sars-Cov-2.

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