Home

Quais são os tratamentos para hemorroidas

Os tratamentos para hemorroidas vão desde os mais simples até procedimentos cirúrgicos. Confira no Blog da Saúde como cuidar do problema, seus sintomas e mais.

Saúde e Bem-Estar

16 de Fevereiro de 2024

Mulher agachando para se sentar no sofá

O que são hemorroidas?

A hemorroida é um problema de saúde, que ocorre na região do anûs após a dilatação das veias que fazem parte do local, causando inflamação, dor, desconforto, inchaço e um aspecto volumoso.

Essas veias fazem parte da genética humana e estão presentes em nosso corpo, porém, ela só é ativada quando há um movimento intestinal que pode ser devido a alimentos, higiene e dificuldade para evacuar.
 

Tratamentos disponíveis para hemorroidas

Existem diversos tratamentos para a hemorroida, porém antes de iniciá-los, é recomendada uma visita a um médico especialista,  para que seja passada a melhor opção de tratamento de acordo com o diagnóstico e paciente.

Para tratar de forma clínica, pomadas, medicamentos e cremes são prescritos por médicos, tanto para tratar, quanto para aliviar o desconforto.

Durante o tratamento, alguns autocuidados também vão te ajudar no processo, como banhos de assento, compressas na região e higiene adequada. Evite o uso de papel higiênico, já que devido a espessura e forma que é passado, ele pode causar mais dor e desconforto.

Em casos mais graves, a cirurgia e outros procedimentos clínicos são uma opção para tratar da doença.
 

Alimentação

Além de ajudar no tratamento, a alimentação pode ser a principal aliada para que haja a “ativação” da hemorroida. Por isso, é necessário sempre estar de olho nos alimentos ingeridos durante o período da hemorroida.

Especialistas e médicos aconselham durante esse período, a ingestão de alimentos ricos em fibra, como: cereais, milho, pão integral, morango, aveia, maçã, abacate, batata, etc. Esses e outros alimentos que contém fibra, vão te ajudar a evacuar de uma forma mais simples e indolor.

A ingestão de uma grande quantidade de água diariamente também é aconselhada pelos especialistas, já que com o seu intestino solto, não será necessário realizar uma maior movimentação intestinal para as evacuações.


Pomada

Durante o processo de tratamento, as pomadas específicas para essa situação, possuem substâncias anti-inflamatórias, anestésicas que ajudam a aliviar o desconforto.

Existem diversas opções de pomada para hemorroida disponíveis, mas para utilizá-las, orientamos consultar um médico especialista para avaliar a sua situação e indicar a melhor para o seu caso.


Radiofrequência

Outra forma de tratar da hemorroida é por meio de um tratamento realizado por radiofrequência. Através de aplicações de radiação na região, é provocado uma ressecção da lesão, ajudando assim no tratamento da hemorróida.

Esse procedimento não gera nenhum tipo de dor, já que o paciente é sedado. Além de não causar sangramentos.
 

Laser

Outra opção de tratamento é a laser, onde a principal finalidade é cauterizar e secar os vasos sanguíneos da hemorroida. Nesse procedimento, o laser murcha e corta os vasos que estão em excesso, além de secá-los, evitando que haja uma nova manifestação com os mesmos vasos.


Cirurgia

O último caso de tratamento é a cirurgia, onde por meio de técnicas hospitalares, serão removidas as veias que causam a hemorroida. Esse tipo de procedimento só é aconselhado pelo médico, após a verificação de que a hemorróida está se manifestando de forma grave, além de não ser curada através dos tratamentos comuns.


Quais os sintomas de ter hemorróidas?

Os sintomas das hemorróidas são: 

Sensação de calombo ao redor do ânus;
Dor ou ardor ao ir ao banheiro;
Dor ao sentar;
Coceira;
Sangramento anal.


Como evitar?

Para evitar os sintomas relacionados às hemorróidas, é de extrema importância que o seu intestino esteja funcionando regularmente. E para chegar nesse ponto, é preciso se alimentar de fibras e ingerir um alto nível de água diariamente. Realizando esse processo alimentar, a evacuação será simples, evitando que haja esforço, fezes ressecadas, dores e ardência.


Hospitais / Clínicas / Laboratórios que atendem a especialidade perto de você

Para verificar quais hospitais, clínicas e laboratórios têm atendimento de um especialista na área, será necessário realizar uma pesquisa em sua região, seja ela de forma presencial ou pela internet.

Também aconselhamos a ouvir indicações de amigos ou familiares que possam conhecer especialistas que trabalham na área. Caso prefira, entre em contato com a operadora de saúde para se informar.
 

Se eu não tiver cobertura de saúde, quais são os custos das consultas e procedimentos?

Uma consulta com um médico especialista, pode variar de R$140,00 a R$230,00. Esse valor é retirado com base em clínicas particulares, e pode diminuir caso você tenha um plano de saúde.


Em quanto tempo posso esperar receber os resultados dos meus exames?

Os exames para diagnosticar as hemorroidas podem ser visual ou digital e levam em torno de até 15 minutos para o diagnóstico assertivo, mas é importante verificar o prazo do laboratório escolhido.


O consultório oferece opções de pagamento flexíveis ou planos de pagamento?

As formas de pagamento podem variar de acordo com o local em que foi realizada a consulta ou exame. Formas comuns como cartão de crédito, débito e dinheiro são as principais na maioria dos estabelecimentos.

Parcelamentos, juros e outras formas de pagamento devem ser verificadas no local e se possível com antecedência.


O médico está disponível para consultas por telemedicina, se necessário?

Para avaliações iniciais e retornos, a telemedicina é aconselhada e a disposição do médico vai variar de acordo com a agenda e também com o local de atendimento. 

Em casos graves, orientamos a procurar o médico de forma presencial, já que somente assim ele poderá verificar a situação e passar os medicamentos com mais assertividade.

Para situações como essa, nada melhor que ter todo o cuidado e profissionalismo possível. Por isso, faça a cotação dos planos de saúde do Grupo NotreDame Intermédica e tenha acesso ao melhor em termos de tratamento e prevenção.
 
Amigas se abarçando

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quero cotar um plano de saúde