Home

Quais são as causas comuns de dor lombar?

Talvez o problema mais comum do corpo humano, a dor lombar pode ser causada por diversas situações e ser facilmente evitada. Confira mais no Blog da Saúde!

Saúde e Bem-Estar

30 de Novembro de 2023

Quais as principais causas de dor lombar

As dores na lombar podem ser causadas por diversos tipos de situações ou traumas, porém, as principais causas são devido à má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. Fatores como obesidade, sedentarismo, execução errada em exercícios e esforço físico também estão entre as causas, porém, variam de acordo com a circunstância.
 

Como evitar a dor lombar?

Para evitar dores na região lombar, médicos e especialistas aconselham a ter momentos de repouso, não ficar muito tempo na mesma posição, tomar banho quente para relaxar, sentar de maneira correta, dormir de lado, realizar massagens na região afetada, realizar alongamentos, evitar o sobrepeso e realizar atividades físicas. Seguindo essas orientações, você consegue evitar dores na lombar.
 

Quais os sintomas mais comuns da dor lombar?

As dores na lombar podem variar, já que pode ser aguda ou crônica, mas os sintomas são os mesmos. Incômodos e dores na região, formigamento e limitação dos movimentos, sensação de travamento, estão entre os sintomas mais comuns. Caso sinta algo diferente, procure ajuda médica para que seja feita uma avaliação minuciosa do problema e iniciar o tratamento.
 

Quando a dor passa a ser algo preocupante?

A dor na lombar começa a ser preocupante quando além da dor intensa, o corpo humano começa a sofrer consequências, como: dificuldade de realizar atividades diárias, insônias devido à dor e dificuldade para andar e realizar movimentos básicos. 

Outros alertas preocupantes são o formigamento intenso na lombar e a dificuldade para urinar.

Caso chegue nessa situação, é aconselhável procurar um médico especialista o mais rápido possível.


Como aliviar a dor lombar?

Para aliviar a dor na lombar, vários métodos podem ser adotados, como repouso absoluto, terapias não cirúrgicas, massagem, usar compressa quente na região, tomar banho quente para relaxar ou se alongar para aliviar a tensão muscular. 

A utilização de medicamentos também pode ser uma via para aliviar as dores. Analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares podem ajudar nesse processo, porém, nunca use remédios sem prescrição médica, já que alguns podem agravar a situação, devido a alergias.
 

Hospitais / Clínicas / Laboratórios que atendem a especialidade perto de você

Para verificar a possibilidade de especialistas que atendam a sua necessidade em sua região, será necessário realizar uma pesquisa, seja pela internet ou visitando os locais. 
Aproveite para contar com um plano de saúde que te proteja e cuide de você por completo. Faça uma cotação e descubra como é fazer parte da NotreDame Intermédica.
 

Se eu não tiver cobertura de saúde, quais são os custos das consultas e procedimentos?

Os valores de consulta vão variar de acordo com a unidade que irá realizar, porém, de forma geral, o valor em redes particulares sem plano de saúde chega a R$135,00. Medicamentos e procedimentos adicionais serão definidos pelos médicos e vão variar de acordo com local de compra e necessidade. 
 

Em quanto tempo posso esperar receber os resultados dos meus exames?

Para receber um exame completo da sua coluna, o tempo médio de entrega é de 30 minutos. Esse exame é realizado por meio de uma ressonância magnética, onde irá gerar um forte campo magnético, direcionando ondas de rádio à região solicitada para avaliação.

Porém, vale lembrar que esse tempo pode variar de acordo com a clínica ou laboratório responsável. Verifique diretamente com o estabelecimento.

 


O consultório oferece opções de pagamento flexíveis ou planos de pagamento?

As opções de pagamento como cartão de crédito, cartão de débito e dinheiro são comuns em consultórios. Porém, caso tenha a necessidade de parcelar, ou verificar outras formas de pagar, procure entrar em contato com a clínica para conhecer as opções.
 

O médico está disponível para consultas por telemedicina, se necessário?

Para verificar a opção de telemedicina, é necessário entrar em contato com o local desejado para realizar a consulta e verificar os valores, caso não tenha um plano de saúde.

Aconselhamos a desfrutar de uma consulta online, caso o problema não seja tão agravante e não necessite de uma avaliação médica presencial.
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quero cotar um plano de saúde