Home

O papel da família e acompanhantes na saúde mental do paciente

Saúde e Bem-Estar

29 de Setembro de 2025

Familia se abraçando feliz no leito de uum hospital.

A presença de quem amamos pode ser um verdadeiro remédio. O apoio emocional da família e dos acompanhantes é um fator fundamental para a saúde mental do paciente hospitalizado. Estar cercado de pessoas queridas pode aliviar o sofrimento e fortalecer a recuperação do paciente.

Estudos mostram que uma rede de apoio pode:

  • Reduzir sintomas de depressão e ansiedade: O simples ato de estar perto de alguém de confiança pode diminuir a sensação de solidão e aumentar os sentimentos de pertencimento.
     
  • Aumentar o engajamento com o tratamento: Quando o paciente sente que tem o apoio de seus familiares, há uma maior motivação para seguir com os tratamentos e cuidados necessários, sabendo que não está sozinho nessa jornada.
     
  • Melhorar a percepção de cuidado e segurança: A presença constante de familiares e amigos contribui para uma sensação de acolhimento, o que facilita o processo de recuperação tanto física quanto emocionalmente.

Cuidar da saúde emocional não é uma tarefa exclusiva do paciente ou da equipe de saúde. Ela é uma construção coletiva, em que o apoio afetivo desempenha um papel tão fundamental quanto os cuidados clínicos. O carinho, a atenção e o conforto oferecidos pela família têm um efeito direto na recuperação do paciente.

Soluções para você, sua empresa ou familia

Erro ao incluir fragmento

Assine nossa newsletter

Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.

Obrigado.

Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.

Erro!

Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.

Enviando formulário, por favor aguarde...

Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição