Home

Distúrbio por esgotamento no trabalho - Síndrome de Burnout

Se você não consegue relaxar, anda sempre muito estressado e esse estado de tensão constante tem causado problemas de saúde, você pode ter a síndrome de burnout - um distúrbio por esgotamento no trabalho muito comum. É importante conhecer os sinais desse problema e saber quando procurar ajuda.

Saúde e Bem-Estar

8 de Maio de 2017

Distúrbio por esgotamento no trabalho -Síndrome de Burnout

Saúde e Bem-Estar -

Se você não consegue relaxar, anda sempre muito estressado e esse estado de tensão constante tem causado problemas de saúde, você pode ter a síndrome de burnout - um distúrbio por esgotamento no trabalho muito comum. É importante conhecer os sinais desse problema e saber quando procurar ajuda.

A síndrome de burnout tem sido um dos principais motivos de afastamento das funções profissionais e também causa de doenças como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Isso porque muitas pessoas acreditam que fatores como alto estresse, horas extenuantes no escritório e falta de reconhecimento são naturais do ambiente de trabalho e fazem parte do dia a dia das empresas.

Muitas vezes sem perceber, profissionais que sofrem desse distúrbio de esgotamento no trabalho e começam a adotar atitudes negativas em relação ao ambiente profissional e em relação à vida. É preciso saber avaliar quando esse tipo de atitude se transformou em um problema de saúde. Alguns sintomas comuns são:

Exaustão emocional - o cansaço generalizado pode estar relacionado a uma dedicação excessiva ao trabalho que não tem trazido resultados satisfatórios, o que causa sentimentos de desgaste emocional e esvaziamento afetivo;

Despersonalização - atitude distante ou indiferente em relação ao trabalho. A pessoa perde, também, a disposição para interagir com colegas no ambiente profissional;

Diminuição do envolvimento pessoal no trabalho - a pessoa sente que não é capaz de realizar tarefas que antes fazia com facilidade. Ele também começa a avaliar negativamente o trabalho dos colegas e não vê valor no esforço deles.

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Causas da síndrome de burnout ou distúrbio por esgotamento no trabalho

A síndrome de burnout é caraterizada por um estado de exaustão física, emocional e mental combinada com a sensação de incompetência e desvalorização do trabalho. Essa condição não surge de uma hora para outra. Em geral, alguns fatores causam esse estado.

As transformações organizacionais, tais como dispensas temporárias, diminuição da semana de trabalho e redução no número de funcionários são mudanças que podem tornar a pessoa ainda mais estressada.

A falta de poder de decisão no cronograma de trabalho e nas atribuições também é considerado um fator de risco para a distúrbio do esgotamento do trabalho. Assim como um ambiente disfuncional, com chefe abusivos e colegas de trabalho pouco amigáveis ou interativos. A falta de afinidade com os valores e interesses da empresa e a falta de perspectiva de crescimento profissional também podem causar a síndrome de burnout.

Quando procurar ajuda para o distúrbio por esgotamento no trabalho
  • Você se tornou cínico ou muito crítico no trabalho?
  • Você tem se irritado com colegas de trabalho, parceiros e clientes?
  • Você sente falta de energia para produzir?
  • Você sente desilusão em relação aos seus rumos profissionais?
  • Seu sono e apetite mudaram?
  • Você tem tido dores de cabeça, nas costas e outros problemas físicos?

Se a resposta foi sim para alguma dessas questões, é importante procurar a ajuda de um especialista. O médico pode ajudar a fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde