Como trabalhar em casa sem deixar a rotina e a saúde de lado

Saúde e Bem-Estar -

Com a pandemia do novo Coronavírus se espalhando pelo mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que as pessoas façam quarentena e evitem sair de casa, a não ser que seja essencial. Por isso, muitas empresas liberaram seus colaboradores para fazer home office. Isto porque a transmissão e a contaminação pelo vírus (são muito rápidas e podem ser letais para os portadores, principalmente para aqueles que estão no grupo de risco – como idosos, hipertensos e diabéticos.

Para algumas pessoas, trabalhar de casa é um sonho: não é preciso acordar tão cedo, escolher roupas, utilizar o transporte público ou enfrentar trânsito. Outras o enxergam como um pesadelo: para elas, em casa há muitas distrações, família exigindo atenção, não há tempo para organizar os pensamentos e aí a rotina acaba sendo corrompida. Se você se identifica com o segundo grupo, confira dicas para trabalhar em casa sem deixar de lado o ritual do trabalho no escritório e cuidar ainda mais da saúde.

O que é quarentena?

Com o objetivo de prevenir o novo Coronavírus e seguindo a recomendação da OMS, muitos governos estão tomando medidas drásticas como fechamento de escolas, museus e todos os tipos de comércios não essenciais para evitar aglomerações e contato social. Essa ação é chamada de quarentena e pode durar de 15 a 40 dias, podendo aumentar o prazo caso a proliferação do vírus não cesse.

A medida é estadual, mas algumas empresas se anteciparam e já fecharam as portas no País inteiro. Para que não sejam prejudicadas, muitas liberaram os funcionários para trabalhar de casa ou anteciparam as férias coletivas para aqueles que não têm essa possibilidade.

Como trabalhar em home office

O primeiro passo para o trabalho em home office é criar uma rotina como se estivesse no escritório habitual: estabeleça hora para começar, pausar e terminar as tarefas. Também é necessário criar um ambiente em que você se sinta confortável,  não haja distrações que te atrapalhem e   realizar pausas durante o dia para que não fique cansativo.

Acorde e faça suas atividades matinais: tome café, arrume a cama e troque de roupa normalmente, como se fosse sair. Tente almoçar sempre nos mesmos horários e coma bem, incluindo alimentos saudáveis que podem melhorar sua imunidade e servindo a quantidade suficiente. Aproveite seu horário de almoço para relaxar e descansar antes de voltar ao trabalho.

Para te ajudar na organização, faça uma agenda com suas tarefas e metas diárias ou semanais. Quando acabar seu trabalho, desligue-se das demandas do home office: é preciso ter muito controle para não trabalhar mais do que o normal ou relaxar de vez e não conseguir entregar o que precisa dentro dos prazos estabelecidos.

Alongue-se

Fazer alongamentos em casa pode evitar dores de tensão, Lesões por Esforços Repetitivos (LER’s) e ainda ajudar a movimentar o corpo. O ideal é reservar de cinco a dez minutos por dia e fazer os exercícios frequentemente para que deem resultado. Também é importante respirar fundo para que os músculos relaxem.

Você pode começar pelo pescoço, girando lentamente por alguns segundos para uma direção e trocando o sentido quando terminar uma volta. Depois, alongue segurando-o para frente, para trás e para os lados por 15 segundos.

Para alongar os braços, basta elevar um de cada vez na lateral da cabeça e segurar o cotovelo com a mão livre por alguns segundos. Quando inverter o lado, gire os ombros para frente de cinco a dez vezes e faça o mesmo para trás.

Sente-se em um colchonete ou na cama com as pernas esticadas e as costas ereta. Estique-se devagar, com braços e pescoço relaxados, na direção dos pés e tente alcançá-los com as mãos. Quando atingir seu limite, fique na posição por alguns segundos.

Beba água

É comum se esquecer de tomar água no dia a dia – ainda mais quando há uma mudança na rotina em que ações que dão sede, como movimentos e conversas, são menos frequentes. Mas, ingerir aproximadamente dois litros de água por dia é essencial para o bom funcionamento dos rins e para liberar as toxinas do corpo. Tomar bastante líquido também é uma forma de manter a saúde em dia e prevenir gripes ou outras doenças que podem enfraquecer o sistema imunológico e facilitar a contaminação por COVID-19.

Tome sol

Tomar de 15 a 30 minutos de sol por dia, de preferência antes das 10h da manhã ou depois das 16h, pode trazer diversos benefícios para a saúde e ajudar na produção de vitamina D. A exposição ao sol pode aumentar a produção de endorfina, hormônio que proporciona o bem-estar, e diminuir as chances de depressão – doença que poderá ser propiciada pelo distanciamento social.

Os raios de sol também podem ajudar a regular o sono: dormir com a janela aberta pode fazer com que o cérebro a assimile que é hora de acordar quando a luz do dia entrar no quarto. Além disso, a produção de vitamina D pode ajudar a prevenir e combater doenças, e aumentar os níveis de cálcio e ferro no organismo.

Higiene e faxina

Não é porque você está em casa que não deve lavar as mãos corretamente e com frequência. Se estiver gripado ou alguém que more com você trabalhar fora, o cuidado deve ser redobrado. É importante manter a casa limpa e arejada, e higienizar maçanetas, pias, interruptores de luz e todos os locais tocados pelas mãos, além de trocar lençóis, fronhas e toalhas com frequência.

Se alguém na família estiver com sintomas de COVID-19, para que não contamine outras pessoas da casa, é importante que ela troque os próprios kits de cama, que devem ser colocados dentro de um saco plástico, assim como as roupas usadas.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

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