Home

Por que o estresse pode levar ao ganho de peso

O estresse pode causar inúmeros prejuízos para sua saúde, e o ganho de peso está nessa lista. Pessoas que vivem estressadas têm mais dificuldade de manter uma alimentação saudável e, muitas vezes, a comida se torna uma maneira de satisfazer suas necessidades emocionais. Além disso, vários estudos apontam que elas estão mais propensas a escolher alimentos calóricos, mesmo quando não estão com fome.

Saúde e Bem-Estar

16 de Fevereiro de 2017

Por que o estresse pode levar ao ganho de peso

Saúde e Bem-Estar -

O estresse pode causar inúmeros prejuízos para sua saúde, e o ganho de peso está nessa lista. Pessoas que vivem estressadas têm mais dificuldade de manter uma alimentação saudável e, muitas vezes, a comida se torna uma maneira de satisfazer suas necessidades emocionais. Além disso, vários estudos apontam que elas estão mais propensas a escolher alimentos calóricos, mesmo quando não estão com fome.

A ciência explica essa relação. Diante de uma situação estressante, o corpo libera um hormônio chamado cortisol, que aumenta o apetite e também pode acelerar a motivação em geral, incluindo a motivação para comer. Se o estresse não desaparece, o cortisol permanece elevado.

Para quem está nesse estado emocional, a tendência de consumir alimentos com alto teor de gordura ou açúcar está relacionada à sensação de ""conforto"" e de alívio temporário ao estresse que eles provocam.

Além dos hábitos alimentares, existem outros fatores associados ao estresse que podem levar ao ganho de peso, tais como a falta de sono, a diminuição nos exercícios físicos e o aumento da ingestão de álcool.

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Como controlar o ganho de peso relacionado ao estresse

Veja algumas recomendações para evitar ganho de peso e reduzir o risco de obesidade por conta do estresse:

Reconheça os sinais de estresse - eles incluem ansiedade, irritabilidade e tensão muscular;

Escolha um método de controle de estresse - praticar exercícios físicos e técnicas de relaxamento (como ioga, massagem e meditação) são opções eficientes. Se elas não funcionarem, considere procurar a ajuda de um psicoterapeuta;

Pense antes de comer - pergunte a si mesmo se você está realmente com fome ou apenas ansioso. Se a resposta for o segundo caso, procure uma distração;

Tire as guloseimas de perto - se você é daqueles que desconta a tensão nas bolachas recheadas ou outros lanches pouco saudáveis, mantenha-os longe de sua casa ou local de trabalho;

Não pule refeições - especialmente o café da manhã;

Peça apoio dos seus amigos e familiares - mesmo para aqueles que não podem evitar situações de estresse no trabalho, o apoio social de pessoas próximas ajuda a diminuir o estresse e melhorar a saúde mental.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde