Infecção urinária: como reconhecer e tratar?

1. O que é a infecção urinária?

A infecção do trato urinário (ITU) é uma complicação comum que pode afetar todas as idades e ambos os sexos e que pode se manifestar na bexiga (nesse caso, é chamada de cistite), nos rins (pielonofrite), nos ureteres e na uretra (uretrite).

Leia mais

2. Quais são as causas da infecção urinária?

O formato do sistema urinário impede a entrada de organismos microscópicos que podem causar problemas. Mas, algumas vezes, esse sistema de defesa pode falhar e deixar bactérias entrarem no trato urinário por meio da uretra. Então, elas começam a se multiplicar na bexiga e causam a infecção urinária.

Leia mais

3. Quais são os sinais desse tipo de infecção?

Os sintomas da infecção urinária são: vontade constante de urinar, dor ou ardência ao urinar, redução do volume da urina, urgência para urinar, dor ou incômodo no baixo ventre. A urina da cor vermelha ou rosa também pode ser sinal dessa infecção, porque indica que você está com sangue na urina.

Leia mais

4. Como é feito o tratamento de infecção urinária?

Os antibióticos geralmente são a primeira opção para o tratamento da infecção urinária. Mas, apenas o médico pode fazer as melhores escolhas de medicamento e do tempo de tratamento com base no estado de saúde da pessoa infectada e da bactéria encontrada na urina.

Leia mais

5. Quais as complicações que essa infecção pode causar?

A infecção urinária pode evoluir para uma sepse, que também é conhecida como infecção generalizada. Ela acontece quando um lugar infectado provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente, o que pode comprometer o funcionamento de vários dos orgãos da pessoa. Além disso, a infecção urinária também pode causar infecção renal.

Leia mais

6. Como se prevenir da infecção urinária?

Beber bastante água ao longo do dia ajuda a diluir a urina e faz com que você urine mais vezes e elimine as bactérias do trato urinário antes que elas causem infecção. Esvaziar a urina e beber um copo de água depois da relação sexual também ajuda a regular o nível de bactérias. Além disso, no caso das mulheres, é melhor se limpar da frente para trás após urinar, pois isso também ajuda a prevenir infecções.

Leia mais

7. Quais são os fatores de risco para infecção urinária?

As infecções urinárias são mais comuns em mulheres, porque a uretra feminina é mais curta e pela maior proximidade entre a vagina e o ânus, região repleta de bactérias. Além disso, a atividade sexual e uso de agentes espermicidas aumentam o riso, assim como estar na fase da menopausa.

Leia mais

8. Quanto tempo dura uma infecção urinária?

Na maioria dos casos, os sintomas de infecção urinária desaparecem de 24 a 48 horas após o início do tratamento. Mas se você tem uma infecção renal, pode levar uma semana ou mais para que os sintomas desapareçam.

Leia mais

9. E se a infecção urinária é frequente, como tratar?

Se você tem infecção urinária com muita frequência, o médico pode indicar um tratamento com antibióticos por seis meses ou mais. Caso a infecção esteja relacionada a atividades sexuais, talvez você tenha que tomar antibióticos depois de ter relações. Ou se está na menopausa, você pode fazer um tratamento de reposição hormonal.

Leia mais