Conhecendo a escarlatina

A escarlatina é uma doença que se manifesta por dor de garganta ou faringite causada pela bactéria Estreptococo do tipo A. Junto à infecção na garganta, surgem bolinhas vermelhas que se iniciam no pescoço e tronco, podendo se espalhar pelo restante do corpo. Embora a escarlatina possa afetar pessoas de qualquer idade, é mais comum entre jovens e crianças.  

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 11,3% dos portadores da bactéria têm entre cinco e 18 anos. Já os adultos representam uma taxa de 0,8% dos portadores. Normalmente, a escarlatina tem maior incidência no inverno e início da primavera. 

Quais os sintomas da escarlatina?

O sintoma mais conhecido da escarlatina é a aparição de bolinhas vermelhas pelo corpo, que podem ter um aspecto áspero. Se estiver em estágio muito avançado, também pode causar descamação em torno das mãos, dedos e virilha. 

Veja quais são os sintomas:

  • Bolinhas vermelhas pelo corpo;
  • Garganta inflamada;
  • Língua esbranquiçada;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Febre; e/ou
  • Mal-estar.

Transmissão da escarlatina

A escarlatina é uma doença transmitida pela tosse ou espirro de outra pessoa já infectada. 

Ambientes fechados - como salas de aula, creches e brinquedotecas - podem contribuir para a propagação da doença. Não significa, necessariamente, que aquele que tiver contato com outra pessoa infectada desenvolverá a doença. Isso variará de acordo com a imunidade de cada um. 

Para prevenir o contágio desta e outras doenças transmitidas pelo ar, o ideal é que se beba bastante água e lave bem as mãos. 

Diagnóstico e tratamento contra a escarlatina

Normalmente, o diagnóstico é simples e pode ser feito no próprio consultório durante a consulta. Mas é possível que o médico solicite outros exames laboratoriais de sangue para identificar a bactéria. 

O tratamento da escarlatina dura de cinco a 10 dias e é feito por antibióticos prescritos por profissionais da saúde. Os sintomas começam a desaparecer logo nos primeiros dias de tratamento. 

Referências

Escarlatina: orientações para surtos - acessado em 24/10/2018

O que é a escarlatina e principais sintomas - acessado em 24/10/2018

Escarlatina - uma revisão - acessado em 24/10/2018

Escarlatina: sintomas, tratamentos e causas - acessado em 24/10/2018

 


Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica