Entenda o que é apendicite, suas causas e sintomas

Você já ouviu falar em apendicite? Certamente, algum familiar, amigo ou conhecidos de seus amigos já passaram por esse problema. Apesar de não haver dados oficiais sobre sua incidência no Brasil, é uma doença comum e que pode ocorrer em homens e mulheres de todas as idades.

A apendicite ocorre quando há a inflamação do apêndice, causando intensas dores abdominais. Para quem não sabe, o apêndice é uma extensão do intestino e tem o formato de um pequeno tubo, atuando na defesa de pequenas infecções locais

O diagnóstico precoce da apendicite é essencial para o bem-estar do paciente, uma vez que a única forma de intervenção possível é a cirúrgica. 

Apesar de ser considerado um procedimento simples e rápido, o ideal é que a pessoa procure um profissional da saúde assim que perceber os sintomas da doença, evitando, assim, infecções generalizadas por conta do rompimento do apêndice.  


Principais sintomas
 

Os principais sintomas da apendicite são as dores abdominais, normalmente concentradas do lado direito do abdômen (onde está localizado o apêndice), além de dores na região do estômago. Também pode haver perda de apetite e mal-estar. Em casos mais graves, pode estar acompanhada de febre e vômito. 

Caso apresente os sintomas acima, lembre-se de nunca se automedicar e procurar a ajuda de um profissional de saúde, que será capaz de encaminhá-lo para a realização de exames específicos para um diagnóstico exato, por meio de tomografia ou ultrassonografia.  

 

Referências

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/51734-diagnostico-precoce-e-essencial-em-casos-de-apendicite - acessado em 19/12/2018

https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/apendicite-pode-levar-morte-se-nao-for-tratada-tempo-13698396.html - acessado em 19/12/2018

 

 


Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica