Não há um preço universal para plano de saúde. Este valor depende de vários fatores como tipo de plano e de contratação, coberturas inclusas, operadora, abrangência geográfica e faixa etária. Para entender como funciona, veja este artigo do Grupo NotreDame Intermédica.
Duvidas gerais
26 de Dezembro de 2019
Saiba como escolher o melhor plano de saúde
ArtigosBoas práticasduvs -
Escolher um plano de saúde não é tarefa fácil. Exige muita atenção a questões como coberturas, redes próprias e credenciadas, tipo de acomodação e tipo de contratação. Antes de tudo, é preciso entender o objetivo do plano de saúde – consultas e exames, internações ou tudo? Se você viaja muito ou pretende ter filhos, também precisa levar isso em consideração.
Neste artigo, o Grupo NotreDame Intermédica vai tirar as dúvidas sobre como escolher o melhor plano de saúde.
Ideal para uma única pessoa, o plano individual é flexível e pode atender às suas necessidades de forma mais efetiva. Você ainda pode escolher o tipo de plano de acordo com o que espera dele e a frequência que o utilizará.
O plano familiar presta coberturas de procedimentos para toda a família. Nele, um membro fica responsável pela assinatura do contrato e os outros são considerados dependentes.
Caso haja a possibilidade de ter filhos, o mais recomendado é escolher um plano com cobertura obstétrica. Isto porque a carência pode ser de até 300 dias para parto.
Plano corporativo empresarial
Esta opção só é viável se a empresa em que você trabalha fizer a contratação ou se você tem algum vínculo com pessoa jurídica. Além de apresentar custos mais acessíveis e possibilitar a inclusão de dependentes, em muitos casos, não apresenta período de carência.
Outra questão que deve ser levada em conta é em quais hospitais e laboratórios o plano é aceito. Algumas operadoras têm rede própria de atendimento, ou seja, suas próprias equipes e estruturas; outras possuem apenas redes credenciadas. Há ainda aquelas de serviços mistos. No entanto, na hora de escolher um plano de saúde certifique-se de que há cobertura nas unidades próximas à sua residência.
Abrangência
Se você costuma viajar com muita frequência, a melhor opção é contratar um plano de saúde com cobertura nacional que, mesmo que gere um acréscimo no valor, traz a possibilidade de atendimento pelo plano em qualquer estado do Brasil. A abrangência do plano ainda pode ser estadual, grupo de estados, municipal ou grupo de municípios.