Home

Especialista da NotreDame Intermédica orienta sobre os fatores de risco e tratamentos para as doenças do século 21

Saúde

5 de Julho de 2017

São Paulo, 6 de julho de 2017 – Consideradas doenças do século 21, a depressão e a ansiedade crescem de maneira alarmante em todo o mundo. Somente nos últimos 10 anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%. Ao todo, são 322 milhões de pessoas depressivas, o que significa 4,4% da população mundial. No Brasil, o percentual de pessoas que se encontram em quadros depressivos é de 5,8% e de 9,3% para aquelas que sofrem de ansiedade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com maior percentual de pessoas que sofrem de ansiedade no mundo.

Segundo Gisele Mender Carvalho, Psicóloga do Grupo NotreDame Intermédica, o aumento expressivo de casos de depressão e ansiedade nos últimos anos pode ser explicado por fatores como o imediatismo gerado pela internet e mídias sociais, a competitividade e metas abusivas nos ambientes corporativos, o tempo limitado para família e vida social e até mesmo o sedentarismo. “A pessoa que não consegue desacelerar o seu pensamento normalmente, pode ser levada ao esgotamento mental, que pode  se converter em cansaço físico”, explica.

A profissional lembra que, apesar da cultura da terapia ter melhorado bastante no Brasil nos últimos anos, a depressão é uma doença mal compreendida e cercada de preconceitos. “Ela é causada por uma combinação de fatores biológicos, genéticos e psicológicos. Portanto, na prática, qualquer um pode desenvolver quadros depressivos ou de ansiedade exarcebada”, diz.

Estresse e seus efeitos

""É preciso estresse para viver. É ele que nos faz levantar e ir atrás do que queremos ou precisamos, com algum grau de satisfação. O problema é quando se torna excessivo e supera nossa capacidade de adaptação ou quando persiste por muito tempo.""

Alguns dos sintomas mais comuns da depressão são: tristeza duradoura, perda de prazer e interesse por atividades que gostava, alterações no sono, memória prejudicada, sentimentos de desesperança, falta de libido, mudanças no apetite e pensamentos relacionados à morte  ou risco de suicídio.

A psicóloga do Grupo Notredame Intermédica ressalta a importância de buscar sempre a ajuda profissional, mas elencou algumas atitudes que podem ajudar a combater e diminuir o estresse que pode desencadear problemas maiores:

  • Organize antecipadamente as atividades diárias;
  • Aprenda a filtrar os estímulos estressantes;
  • Planeje seu tempo mantendo o equilíbrio;
  • Seja ativo, pratique exercícios regularmente;
  • Tire férias, reserve tempo para descanso;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Respeite as horas de sono;
  • Sorria, cultive pensamentos positivos;
  • Cultive o hábito de ler, manter a mente produtiva;
  • Reserve tempo para família, amigos, momentos de lazer.

Oficinas de Saúde

Estes cuidados foram apresentados no dia 4 de julho, nas “Oficinas de Saúde” - um encontro promovido mensalmente pelo Grupo NotreDame Intermédica em suas Unidades de Medicina Preventiva. Nestas oportunidades, beneficiários e convidados participam de palestras com especialistas em diferentes áreas. A próxima Oficina de Saúde está programada para o dia 1 de agosto e abordará o tema: “Mais saúde ao seu coração (hipertensão)”.

Compartilhando e incentivando hábitos saudáveis

O Grupo NotreDame Intermédica mantém em seu canal no Youtube diversos vídeos com dicas e orientações valiosas que visam melhorar a qualidade de vida e auxiliar na prevenção de riscos e doenças da população em geral, além de campanhas e vídeos institucionais. O canal pode ser acessado clicando no link abaixo:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLfJnzTJJhlD9hsK4ZKGKbOXSPYnhSKXPm

 

Explore mais categorias


Saúde e Bem-Estar

Cuidados na gravidez : pele e cabelo

Descubra 5 cuidados essenciais com a pele e cabelos na gravidez, garantindo segurança e bem-estar. Confira dicas úteis e confiáveis no Blog Hapvida NotreDame!

Continuar lendo
Notícia

Teleconsulta de Urgência Hapvida NotreDame

Ou outros sintomas simples como dor de cabeça, enjoos, febre ou qualquer outro persistente.

Continuar lendo
Você Sabia?

Consulta online e telemedicina

Como funciona o plano de saúde digital? Descubra como usar a telemedicina, consulta online e receber atestado médico digital. Veja no Blog Hapvida Notredame!

Continuar lendo

Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição