Quantidade certa de água para se ingerir diariamente


Beber água é sempre um hábito saudável, certo? Nem sempre. Ainda que sejam conhecidos os benefícios e a necessidade de se ingerir água todos os dias, o consumo excessivo do líquido pode trazer riscos à saúde. É comum ouvirmos falar que dois litros de água são a quantidade ideal que devemos ingerir diariamente, mas isso nem sempre é apoiado por evidências científicas.

O consumo em excesso do líquido pode causar uma intoxicação por água, podendo levar até à morte. Isso porque a quantidade de água no nosso sangue aumenta muito, diluindo a quantidade de sódio na corrente sanguínea e causando um quadro conhecido como hiponatremia.

O sódio é responsável por manter o controle de água dentro e fora das células. Quando esse equilíbrio é rompido, a pressão no crânio aumenta, causando dores de cabeça, náuseas e vômito. Nos casos mais severos de hiponatremia, os pacientes podem sentir:

  • Aumento da pressão sanguínea;
  • Confusão mental;
  • Visão dupla;
  • Sensação de afogamento;
  • Dificuldade de respiração;
  • Cólicas e dores musculares.

Qual a quantidade certa de água para ingerir diariamente?

A quantidade de água ingerida não deve ser levada em conta isoladamente. É importante saber em quanto tempo essa quantidade foi ingerida, para saber se os rins dão conseguem eliminar todo o líquido pela urina. Por isso, é preciso saber que os rins conseguem eliminar cerca de 1 litro de água por hora. Se uma pessoa bebe de 3 a 4 litros de água em uma hora, é possível que sofra com uma intoxicação.

O Guia Alimentar da População Brasileira afirma que a quantidade de água que devemos ingerir varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como:

  • Idade;
  • Peso;
  • Atividade física que ela realiza;
  • Clima de onde ela viva.

Para algumas pessoas, a ingestão pode ser de dois litros de água. Já para os esportistas, essa quantidade talvez deva ser maior. Caso tenha dúvidas, converse com o clínico geral a respeito.

Referências

http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/water/art-20044256  - Acessado em 18/02/2017
http://www.opas.org.br/quantos-litros-de-agua-devemos-beber-por-dia/  - Acessado em 18/02/2017
https://authoritynutrition.com/water-intoxication/ - Acessado em 18/02/2017
http://www.blog.saude.gov.br/33917-quantidade-de-agua-necessaria-para-cada-corpo-e-variavel.html - Acessado em 18/02/2017


Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica