Home

Quais serviços de saúde podem ser realizados em farmácias?

Você sabia que as farmácias e drogarias do Brasil também podem oferecer serviços de saúde? A permissão para prestação de assistência farmacêutica e orientações em saúde por farmácias, indo além da venda de medicamentos e cosméticos, teve início em 2014.

Saúde e Bem-Estar

1 de Abril de 2018

Quais serviços de saúde podem ser realizados em farmácias?

Saúde e Bem-Estar -

Você sabia que as farmácias e drogarias do Brasil também podem oferecer serviços de saúde? A permissão para prestação de assistência farmacêutica e orientações em saúde por farmácias, indo além da venda de medicamentos e cosméticos, teve início em 2014, quando entrou em vigor a lei lei 13.021.

Neste artigo, vamos falar quais atendimentos tipicamente médicos podem ser encontrados nesses locais. O mais recente deles foi a permissão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para vacinação em farmácias.

A lei 13.021, de 2014, já autorizava a vacinação em farmácias em todo o País, mas os estabelecimentos ainda não realizavam o procedimento por falta de regulamentação, que saiu no final de 2017. Para a Abrafarma Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), a decisão coloca o Brasil ao lado de países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá onde a vacinação já é oferecida dessa forma. 

Confira a lista completa dos serviços disponíveis em farmácias:

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Venda e orientação sobre uso de medicamentos

Vender medicamentos é a principal função das farmácias e drogarias, mediante apresentação de receita médica. Além disso, o farmacêutico é o profissional apto para dar informações e orientações sobre o uso dos remédios, suas indicações, contraindicações e efeitos colaterais, mas não para prescrevê-los.

 

Aplicação de vacinas
Farmácias de todo o Brasil podem aplicar vacinas. Mas, para isso, esses estabelecimentos de saúde devem obedecer algumas exigências, como estar inscritos no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos disponíveis aos clientes. Em cada local é obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas. As instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar a qualidade. Também é obrigatório o registro das informações nos cartões de vacinação e de erros ou problemas no sistema da agência e liberdade para emitir Certificados Internacionais de Vacinação.
Aplicação de medicamentos
Farmácias e drogarias contam com especialistas aptos a prestarem auxílio ao paciente que tem dificuldade de administrar o medicamento sozinho. Esse suporte pode ser dado tanto na aplicação, injeção ou inalação (nebulização) do produto, incluindo os de uso oral, para mais conforto do cliente. 

 

Acompanhamento de pacientes
Farmacêuticos também podem acompanhar pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada. Para isso, porém, devem garantir a presença de um profissional substituto na farmácia.

 

Medição e monitoramento da pressão arterial e glicemia capilar
Quem precisa controlar a pressão arterial e tem dificuldade de realizar o monitoramento sozinho ou não possui o aparelho também pode contar com a ajuda do farmacêutico na aferição. Pacientes com diabetes que têm dificuldade em monitorar a glicemia capilar em casa podem procurar a farmácia para fazer o teste glicêmico. O farmacêutico não está apto, contudo, para fazer diagnóstico ou indicar medicação adequada ao paciente. Neste caso, o mais recomendado é procurar a orientação médica.

 

Monitoramento de temperatura
Nas farmácias também é possível fazer o monitoramento da temperatura corporal de pessoas de todas as idades. Trata-se de um serviço útil, especialmente para pessoas que não possuem termômetro. 

 

Realização de curativos
Nas farmácias, também é possível fazer pequenos curativos para fechar pontos cirúrgicos ou interromper pequenas lesões. O farmacêutico está apto a realizar este tipo de procedimento com segurança.

 

Perfuração de lóbulo auricular
O procedimento de perfuração de lóbulo auricular para piercings e brincos, entre outros, também é permitido em farmácias e drogarias. Este serviço é realizado com pistola e brincos regularizados junto à Anvisa.

 

Tabela completa com os serviços que Farmácias podem prestar:
Serviço

Farmácias podem oferecer?

Realização de curativos Sim
Perfuração de lóbulo auricular Sim
Monitoramento de temperatura Sim
Aplicação de vacinas Sim
Medição e monitoramento da pressão arterial e glicemia capilar Sim
Cirurgias Não
Diagnóstico ou indicação de medicamento a pacientes Não
Acompanhamento de pacientes Sim
Venda e orientações para uso de medicamentos Sim
Conteúdos relacionados no site da Intermédica
Como evitar a compra de medicamentos falsificados

 

Referências

Anvisa: Medição de pressão em farmácias (acessado em 21/03/2017)
Vide Bula: O que são serviços farmacêuticos (acessado em 21/03/2017)
Revista Saúde: Vacinas agora podem ser dadas em farmácias de todo o Brasil (acessado em 27/03/2017)
Conselho Regional de Farmácia RS: Orientação Técnica Informa: Serviços farmacêuticos permitidos em farmácias e drogarias (acessado em 27/03/2017)
 

 

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde