Home

Hospital Modelo conquista a creditação internacional Qmentum

Rede Própria

15 de Janeiro de 2018

 

Hospital Modelo conquista acreditação internacional Qmentum

Somente cerca de 100 unidades hospitalares no Brasil alcançaram esse reconhecimento

Pertencente à Rede Própria do Grupo NotreDame Intermédica, o Hospital Modelo acaba de conquistar uma das mais conceituadas acreditações em saúde de nível internacional, a Qmentum International Accreditation. Com isto, passa a ser o único de Sorocaba e região, e um dos poucos no Brasil, com esta acreditação.

Dr. Rubens José Covello, CEO do IQG – Health Services Accreditation, conferiu uma placa de reconhecimento aos executivos do Grupo, em cerimônia realizada em 16 de janeiro. “Em linhas gerais, a acreditação Qmentum comprova que aquela instituição de saúde preza pelas práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. Por isso mesmo, o processo de acreditação não é rápido, muito menos fácil de ser conquistado, pois a Instituição tem uma série de padrões internacionais muito elevados a serem seguidos”, explica.

Irlau Machado Filho, presidente do Grupo NotreDame Intermédica, mostrou entusiasmo com a conquista e lembrou que o paciente, de fato, sempre foi e continuará sendo o foco da Empresa. “Por isso, receber esta acreditação, que confere um altíssimo nível de qualidade de atendimento e de segurança ao paciente, deixa-nos realmente orgulhosos. Seguimos, agora, ainda mais focados em replicar todo este conhecimento nas outras Unidades de saúde do Grupo. Isto faz parte de nossa estratégia global de acolhimento e é resultado dos esforços individuais de cada uma das pessoas que fazem parte do Hospital Modelo e de nosso Grupo”, ressaltou Irlau Machado.

Metodologia do Qmentum

Aplicado em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. A metodologia orienta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança, promovendo a melhoria contínua dos processos (desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, protocolos, entre outros procedimentos). 

Para Joel de Sousa, vice-presidente de Operações do Grupo NotreDame Intermédica, isso mostra que o GNDI está alinhado à grande transformação da assistência em saúde dos últimos anos. “Trata-se de algo realmente marcante, principalmente se considerarmos que, dentro do universo de cerca de 5 mil instituições de saúde no país, somente 100 Hospitais, aproximadamente, possuem a acreditação Qmentum. Além disso, para obtermos este resultado, esta avaliação passa pelas mãos de todos os stakeholders, desde fornecedores, parceiros, empresas clientes e até mesmo familiares dos pacientes atendidos, o que dá ainda mais relevância ao projeto”, complementa o executivo.

Eliana Vieira, diretora de Recursos Humanos e responsável pela área de Qualidade do Grupo NotreDame Intermédica, também fez questão de parabenizar toda a equipe pelo esforço durante o processo. “É importante lembrar que iniciamos a busca da acreditação Qmentum em fevereiro de 2017. Portanto, em apenas em 12 meses, conseguimos atingir este resultado, o que consideramos um tempo recorde, uma vez que a literatura diz que uma mudança de cultura nas organizações se estabelece num prazo médio de 5 anos”, revela Eliana. 

Hospital Modelo
 
O Hospital Modelo é reconhecido por adotar o Método Canguru - modelo de assistência ao recém-nascido prematuro internado na UTI Neonatal e sua família, voltado para o cuidado humanizado com intervenção biopsicossocial. Além da mais recente acreditação Qmentum, conquistou o selo Hospital Amigo da Criança, Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), idealizada em 1990, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e o selo Acreditado com Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), pelas boas condutas em promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Possui 465 profissionais preparados para oferecer um atendimento de qualidade, com conforto e segurança no pronto-socorro adulto e infantil, no hospital e na maternidade, além da Clínica Médica, Ortopedia, Obstetrícia e Pediatria.

A estrutura do hospital é composta por um centro cirúrgico com alta tecnologia que permite realizar cirurgias complexas, internações cirúrgicas, clínicas e obstétricas. As unidades de internações têm leitos privativos e semiprivatizados com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, cama elétrica, ar condicionado, telefone e TV com canal a cabo e Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Neonatal e Pediátrica.

 

Últimas notícias

Sobre o Grupo

SAÚDE EM TUDO QUE HÁ

Em abril, celebramos o Mês Mundial da Saúde, uma ocasião que nos convida a refletir sobre a importância de cuidar da nossa saúde como um todo para buscar qualidade de vida e bem-estar.

Continuar lendo
Sobre o Grupo

Planos de saúde com condições especiais para empresas a partir de 30 vidas

Para garantir estas condições é importante manter o número mínimo de beneficiários

Continuar lendo
Sobre o Grupo

Participe do Vida ON

Evento gratuito com dança, atividades físicas, sorteios, dicas de saúde e muito mais.

Continuar lendo
Plano de Saúde Pleno