Hipertensão, a doença silenciosa que atinge 36 milhões de brasileiros  

São Paulo, 04 de agosto de 2017 – No Brasil, 32,5% da população sofre com hipertensão arterial. São aproximadamente 36 milhões de brasileiros adultos, e destes 60% são idosos. Por ser uma condição clínica multifatorial, ou seja, diversos fatores podem levar a esse quadro clínico, na maioria dos casos os pacientes hipertensos não apresentam sintomas.

Segundo o Dr. André Soares Maria, Cardiologista do Grupo NotreDame Intermédica, a forma mais eficaz de aferir é pelo monitoramento da pressão arterial durante 24 horas.  Outros sintomas que podem ajudar no diagnóstico são: cefaleia, tontura, visão turva, dores no peito e zumbido no ouvido.

O especialista reforça que, após diagnosticado como hipertenso, é imprescendível o paciente realizar o acompanhamento médico, prestar atenção à prescrição das doses e horários e nunca fazer uso de medicamentto sem acompanhamento profissional. “Cada organismo responde de uma forma à medicação”, afirma.

Dicas contra a hipertensão:

De acordo com o cardiologista André Soares Maria, o paciente que apresenta o quadro de hipertensão deve introduzir a prática de atividades físicas de, pelo menos, 150 minutos semanais e mudança de hábitos alimentares como:

  • Evitar alimentos industrializados, embutidos, conservas, temperos industrializados e macarrão instantâneo;
  • Dar preferência para temperos naturais – alho, cebola, salsa, coentro;
  • Evitar adicionar sal em refeições prontas;
  • Limitar até 3 doses de 50 ml o consumo de bebidas à base de cafeína (café, chá mate e preto)
  • Optar pelos assados, cozidos, grelhados e ao vapor.

Oficinas de Saúde

Estes cuidados foram apresentados no dia 1° de agosto, nas “Oficinas de Saúde” - um encontro promovido mensalmente pelo Grupo NotreDame Intermédica em suas Unidades de Medicina Preventiva, cujo tema deste mês foi “Mais Saúde ao seu Coração”. Nestas oportunidades, beneficiários e convidados participam de palestras com especialistas em diferentes áreas. A próxima Oficina de Saúde está programada para o dia 5 de setembro e abordará o tema: “Esbanjando saúde na 3° idade”.

Compartilhando e incentivando hábitos saudáveis

O Grupo NotreDame Intermédica mantém em seu canal no Youtube diversos vídeos com dicas e orientações valiosas que visam melhorar a qualidade de vida e auxiliar na prevenção de riscos e doenças da população em geral, além de campanhas e vídeos institucionais. O canal pode ser acessado clicando no link abaixo:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLfJnzTJJhlD9hsK4ZKGKbOXSPYnhSKXPm