Confira as dicas da NotreDame Intermédica para se tornar um doador de sangue

São Paulo, 15 de junho de 2016 - No dia de ontem, 14 de junho, comomorou-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Aproveitando esta data e com o objetivo de incentivar e esclarecer as principais dúvidas de quem pretende doar mas tem algum receio, o Grupo NotreDame Intermédica reuniu as dicas organizadas pela Dra. Fernanda Maria Santos, Médica Hematologista. Uma simples doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

O que é necessário para doação de sangue - Vontade de ajudar, disponibilidade de poucos minutos, sinceridade, responsabilidade.

Como doar - Para doar, basta procurar um posto de doação ou banco de sangue mais próximo munido de um documento com foto e estar disponível por 40 a 60 minutos.

Etapas da doação - Na primeira etapa o interessado realiza o seu cadastro, onde fornece seus dados e recebe um cartão com código de barras. Logo em seguida, é realizado um teste rápido para garantir que o interessado não esteja anêmico. Também são verificados os sinais vitais, como frequência cardíaca, peso, pressão arterial e temperatura corporal. Depois é a vez da triagem clínica, onde o interessado realiza uma entrevista confidencial onde é verificado se a doação pode trazer riscos ao receptor ou ao próprio doador. Nesta etapa é realizado o chamado "Voto de Exclusão", onde confidencialmente o interessado responde a seguinte pergunta: Você apresenta situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis? Independente da resposta, o sangue será coletado.

A coleta - Finalmente, é chegada a etapa da coleta, que é realizada de maneira totalmente segura. Ela é realizada com material descartável, por meio de punção venosa, onde é retirado cerca de 450 ml de sangue. A coleta não dura mais que 10 minutos.

Pós-coleta - Após a doação, todos devem permanecer por 15 minutos no ambiente do banco de sangue, onde o interessado receberá um lanche. O curativo deve ser mantido por quatro horas e durante este período o doador precisa evitar esforço físico e beber bastante líquido e não deve ingerir bebida alcoólica. Homens devem esperar 2 meses para realizar uma nova doação e só devem doar no máximo quatro vezes por ano. Mulheres devem aguardar três meses para doar novamente e só podem realizar a doação no máximo três vezes por ano.

Impedimentos - Existem impedimentos temporários e os definitivos. Alguns exemplos de impedimentos temporários são: Gripe, diarreia e febre, tatuagem e maquiagem definitivas, ter realizado uma cirurgia ou endoscopia ou procedimento dentário realizado recentemente, estar gestante ou até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, estar amamentando ou estar exposto a situações de risco para DST´s.

Já alguns exemplos de impedimentos definitivos são: Hepatite após os 11 anos de idade, Hepatite B e C, AIDS, Doença de Chagas, Malária, HTLV I e II e o uso de drogas injetáveis.

Sobre o Grupo NotreDame Intermédica

Reconhecidamente sólido, o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) possui 48 anos de atuação na área da saúde e é representado pelas empresas NotreDame Intermédica Saúde S/A, Interodonto Sistema de Saúde Odontológica Ltda. e RH Vida Saúde Ocupacional. A estrutura de atendimento do Grupo NotreDame Intermédica é composta por ampla Rede Própria e credenciada de Centros Clínicos, hospitais, prontos-socorros e maternidades, dentistas e clínicas odontológicas presentes em todo o País. Além disso, assessora e gerencia, em tempo real, a medicina ocupacional e a segurança do trabalho de centenas de empresas.

A companhia é pioneira em Medicina Preventiva e, por meio de programas estruturados, trabalha para oferecer saúde integral com acolhimento aos seus mais de 3,5 milhões de beneficiários, além de proporcionar qualidade de vida e bem-estar e incentivar a adoção de hábitos saudáveis em cada etapa do atendimento.

O Grupo está estruturado, hoje, com cerca de 9 mil colaboradores, 59 Centros Clínicos, 9 Unidades de Medicina Preventiva (Qualivida), 11 hospitais, 8 maternidades integradas e 14 prontos-socorros, todos próprios, localizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de ampla rede credenciada. Possui filiais nas cidades de Campinas, Jundiaí, Santos e Sorocaba.

Em 2014, o grupo de investimentos norte-americano Bain Capital assumiu o controle acionário do Grupo NotreDame Intermédica e implantou um novo modelo de gestão, focado em proporcionar mais investimentos, inovação e tecnologia.