Home

Carências para gestação, parto e nascimento

"Se você está planejando ter filhos, entenda a importância de conhecer as condições dos planos de saúde em relação às carências exigidas para gestação, parto e nascimento. As operadoras de saúde têm algumas restrições entre a contratação do plano e a utilização dos serviços e assistências médicas no que diz respeito a esta situação especialmente. Confira as possibilidades no artigo."

Duvidas gerais

5 de Maio de 2019

Carências para gestação, parto e nascimento

Artigos duvs -

Se você está planejando ter filhos, entenda a importância de conhecer as condições dos planos de saúde em relação às carências exigidas para gestação, parto e nascimento. As operadoras de saúde têm algumas restrições entre a contratação do plano e a utilização dos serviços e assistências médicas no que diz respeito a esta situação especialmente. 

Confira as possibilidades no artigo abaixo.

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Carências

Carência é o intervalo de tempo entre a contratação do plano de saúde e o tempo estipulado pela operadora para acesso a algumas coberturas.

Carências para consultas e exames

As operadoras de saúde podem exigir, no máximo, 180 dias de carência para marcar consultas, exames e internações.

 

Carências para partos

A beneficiária de plano privado de assistência à saúde de segmentação hospitalar com obstetrícia tem garantida a cobertura do parto a termo e a internação dele decorrente após cumprir o prazo de carência máximo de 300 (trezentos) dias.

Carências para partos decorrentes de Atendimento de Urgência

Em plano privado de assistência à saúde de segmentação hospitalar com obstetrícia, no caso do atendimento de urgência relacionado ao parto, decorrente de complicação no processo gestacional, caso a beneficiária já tenha cumprido o prazo de carência máximo de 180 (cento e oitenta) dias, o parto e a internação dele decorrente têm cobertura integral garantida.

 

Por que existem carências para partos?

Porque o pré-natal e a cirurgia do parto em si, bem como a internação da mamãe e do bebê nas dependências hospitalares geram custos à operadora. O cumprimento dos prazos estipulados pelas operadoras é aquilo que chamamos de mutualismo: ou seja, quando a receita das mensalidades forma um fundo mútuo para suprir as despesas de outras pessoas que necessitaram de assistência de saúde.

Isso acontece para viabilizar o uso do plano de saúde para todas as pessoas pois, se não houver tal delimitação e todas as pessoas utilizarem os serviços ao mesmo tempo, as operadoras de saúde não terão recursos para arcar todas essas despesas.

 

Quero cotar plano de saúde

Referências

http://fenasaude.org.br/publicacoes/gestante-orientacoes-sobre-a-cobertura-obstetrica-dos-planos-de-saude.html (acessado em 30/04/2019)

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica

Dúvidas de Planos